CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO DA CRIANÇA NO DECORRER DA HISTÓRIA

Autores

  • Fabíola Pereira dos Santos Universidade do Planalto Catarinense
  • Carmem Lucia Diez Universidade do Planalto Catarinense
  • Vanice dos Santos Universidade do Planalto Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v23i2.1829

Resumo

RESUMO A Educação Infantil é apresentada na teoria como um campo da educação escolar onde se desenvolve uma pedagogia dita inovadora, preocupada com a formação integral do educando. No entanto, na prática pouco se vê desenvolver uma relação lógica que ultrapasse os limites tradicionalmente impostos pelos conteúdos e/ou eixos. Diante desta realidade, tem-se como questão norteadora deste artigo: O que precisa mudar na educação atual para que a educação infantil venha ao encontro com o tipo de homem que pretendemos formar. Para responder a este questionamento, tem-se como objetivo deste estudo, desenvolver uma reflexão a respeito do que as diferentes concepções de educação que foram surgindo no decorrer da história podem contribuir para melhorar a prática pedagógica. A metodologia de trabalho adotada foi a bibliográfica através da revisão de literatura. Kant, Rousseau, Reale e demais autores pesquisados indicam que é preciso repensar urgente o papel da escola e por consequência, repensar o papel dos professores que tem a tarefa de educar as crianças com vistas a que eles entendam que o desafio não está na simples tarefa de transmitir conhecimentos, mas sim em efetivar na sala de aula desde os primeiros anos de escolaridade uma prática educativa que se preocupe nas formas que levará a criança a compreender a vida e o mundo. Palavras-chave: Criança; Educação; História. DESIGN OF CHILD EDUCATION IN THE DEVELOPMENT OF HISTORY ABSTRACT Infant Education is presented in theory as a field of school education where an innovative pedagogy is developed, concerned with the integral formation of the student. However, in practice little is seen developing a logical relationship that exceeds the limits traditionally imposed by the contents and/or axes. Faced with this reality, we have as a guiding question of this article: What needs to change in current education so that early childhood education meets the type of man we intend to form. In order to respond to this question, the purpose of this study is to develop a reflection about what the different conceptions of education that have emerged throughout history can contribute to improve pedagogical practice. The work methodology adopted was the bibliographical one through the literature review. Kant, Rousseau, Reale and other authors indicate that it is necessary to urgently rethink the role of the school and consequently to rethink the role of the teachers who have the task of educating the children so that they understand that the challenge is not in the simple task to transmit knowledge, but rather to carry out in the classroom from the earliest years an educational practice that is concerned with the ways in which the child will understand life and the world. Keywords: Kid; Education; History.

Biografia do Autor

Fabíola Pereira dos Santos, Universidade do Planalto Catarinense

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade do Planalto Catarinense, Lages, Santa Catarina, Brasil.

Carmem Lucia Diez, Universidade do Planalto Catarinense

Professora docente do curso de Mestrado em Educação na Universidade do Planalto Catarinense, Lages, Santa Catarina, Brasil.

Vanice dos Santos, Universidade do Planalto Catarinense

Professora docente do curso de Mestrado em Educação na Universidade do Planalto Catarinense, Lages, Santa Catarina, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-12-28

Como Citar

Santos, F. P. dos, Diez, C. L., & Santos, V. dos. (2018). CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO DA CRIANÇA NO DECORRER DA HISTÓRIA. PESQUISA EM FOCO, 23(2). https://doi.org/10.18817/pef.v23i2.1829

Edição

Seção

Artigos