A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE O EXAME CLÍNICO OBJETIVAMENTE ESTRUTURADO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ENFERMAGEM

Autores

  • Júlio César Bernardino da Silva Centro Universitário Tabosa de Almeida ASCES-UNITA
  • Laís Carolina da Silva Centro Universitário Tabosa de Almeida ASCES-UNITA
  • Maria Eduarda Peixoto Lemos Centro Universitário Tabosa de Almeida ASCES-UNITA
  • Samira Maria Almeida Mota Centro Universitário Tabosa de Almeida ASCES-UNITA
  • Weslla Karla Albuquerque Silva de Paula Universidade Federal de Pernambuco UFPE.

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v24i2.2113

Resumo

O objetivo foi analisar a percepção dos docentes de enfermagem sobre o Exame Clínico Objetivamente Estruturado no ensino-aprendizagem de enfermagem. Realizou-se um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, referente a percepção de 15 docentes de Enfermagem sobre o Exame Clínico Objetivamente Estruturado no ensino-aprendizagem do Centro Universitário Tabosa de Almeida – ASCES-UNITA, localizado no Estado de Pernambuco. A coleta de dados foi realizada entre agosto a setembro de 2018 a partir de uma entrevista individualizada em um local reservado através de um gravador. A análise dos resultados se deu a partir da análise de conteúdo proposta por Bardin. A partir dos discursos, pode-se considerar que grande parcela dos docentes avaliou positivamente o método, visto que a aplicação do mesmo rompe totalmente com os modelos tradicionais de ensino, possibilitando, a construção das habilidades clínicas do estudante de forma sistematizada e ativa. Entretanto, algumas limitações foram apontadas atrelando-se com o planejamento e organização da avaliação prática. Conclui-se desse modo, frente a necessidade de um maior investimento tecnológico na operacionalização do método em outras unidades temáticas do curso de Enfermagem. Como também, percebe-se a necessidade de trabalhar mais os sentimentos emocionais dos discentes. Palavras-chave: avaliação educacional, aprendizagem, educação em Enfermagem, metodologia.

Biografia do Autor

Júlio César Bernardino da Silva, Centro Universitário Tabosa de Almeida ASCES-UNITA

Centro Universitário Tabosa de Almeida ASCES-UNITA. Graduando de Enfermagem pela ASCES-UNITA. Caruaru/PE. Brasil.

Laís Carolina da Silva, Centro Universitário Tabosa de Almeida ASCES-UNITA

Centro Universitário Tabosa de Almeida ASCES-UNITA. Graduanda de Enfermagem pela ASCES-UNITA. Caruaru/PE.

Maria Eduarda Peixoto Lemos, Centro Universitário Tabosa de Almeida ASCES-UNITA

Centro Universitário Tabosa de Almeida ASCES-UNITA. Graduanda de Enfermagem pela ASCES-UNITA. Caruaru/PE. Brasil.

Samira Maria Almeida Mota, Centro Universitário Tabosa de Almeida ASCES-UNITA

Centro Universitário Tabosa de Almeida ASCES-UNITA. Docente de Enfermagem da ASCES-UNITA. Caruaru/PE. Brasil.

Weslla Karla Albuquerque Silva de Paula, Universidade Federal de Pernambuco UFPE.

Universidade Federal de Pernambuco UFPE. Docente de Enfermagem da UFPE. Caruaru/PE. Brasil.

Downloads

Publicado

2020-01-31

Como Citar

Silva, J. C. B. da ., Silva, L. C. da ., Lemos, M. E. P. ., Mota, S. M. A. ., & Silva de Paula, W. K. A. . (2020). A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE O EXAME CLÍNICO OBJETIVAMENTE ESTRUTURADO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ENFERMAGEM. PESQUISA EM FOCO, 24(2). https://doi.org/10.18817/pef.v24i2.2113