PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DA VEGETAÇÃO BRASILEIRA: ENTRELACES COM A FORMAÇÃO DOCENTE E O ENSINO DE BOTÂNICA
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v25i1.2341Resumo
O Ensino de Botânica pode contribuir para o desenvolvimento de cidadãos mais conscientes de seu papel ambiental, porém é necessário aprimorar a formação docente. Assim, buscou-se identificar a visão de professores sobre a abordagem botânica, detectando suas dificuldades e estratégias didáticas utilizadas. Disponibilizou-se uma enquete para professores de um curso de formação continuada à distância, obtendo-se 173 respostas. “Importância Ambiental” e “Fotossíntese” foram os temas considerados mais importantes para a formação do cidadão. Os docentes se consideraram “medianamente confortáveis” para ensinar temas botânicos, destacando aulas expositivas e leituras como estratégias mais utilizadas. Acredita-se que cursos para docentes devem considerar as necessidades destes, possibilitando uma formação capaz de mitigar os desafios da Botânica, resultando em atitudes mais favoráveis à flora brasileira. Palavras-chave: ensino de Botânica, formação docente, vegetação brasileira.Downloads
Publicado
2020-07-24
Como Citar
Barbosa, P. P., Macedo, M. ., Katon, G. F., & Ursi, S. . (2020). PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DA VEGETAÇÃO BRASILEIRA: ENTRELACES COM A FORMAÇÃO DOCENTE E O ENSINO DE BOTÂNICA. PESQUISA EM FOCO, 25(1). https://doi.org/10.18817/pef.v25i1.2341
Edição
Seção
Artigos