A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E AS PERCEPÇÕES DAS BOLSISTAS SOBRE O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA-PIBID, NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEMA

Autores

  • Nadja Fonsêca da Silva Campos UEMA

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v25i1.2346

Resumo

A pesquisa foi realizada a partir do Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID, no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, campus Paulo VI, em São Luís – MA, no período de 2018 a 2019. O trabalho tem por objetivo analisar a formação de professores de ciências a partir das ações do PIBID. A metodologia da pesquisa, de abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, utilizou-se da pesquisa bibliográfica com análise documental seguida do uso de questionários forms com as bolsistas para a coleta dados da pesquisa empírica. Os desafios encontrados dizem respeito a poucos materiais e recursos didáticos disponíveis aos professores de ciências para resignificarem suas práticas pedagógicas. A partir das percepções das bolsistas sobre o PIBID, compreendeu-se que quando as estudantes participam de vivências e experiências que as aproximam da realidade escolar e da sua profissão docente logo no início do curso, apesar dos desafios encontrados na escola, elas se constituem protagonistas do processo de ensino e aprendizagem, pois observam e analisam por meio de estudo, leitura, discussão, seminários e debates, o planejamento da práxis pedagógica e educativa dos professores, e ao mesmo tempo, se comprometem em apoiar o professor regente a partir do diálogo, parceria com confecção de materiais e recursos didáticos, ao tempo em que constroem sua autoformação e autonomia docente. Palavras-chave: Ensino de Ciências, Formação de professores, PIBID.

Biografia do Autor

Nadja Fonsêca da Silva Campos, UEMA

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - UFMT (PPGECEM) da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), Professora Adjunta II do Departamento de Educação e Filosofia (DEFIL) e Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Endereço para correspondência: Rua Cumã, 10, Edifício Pericumã, Apto. 503, Renascença, São Luís, Maranhão, Brasil, CEP: 65075-900. São Luís, Maranhão, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-07-24