O LÚDICO E O ENSINO UNIVERSITÁRIO COMBINAM?
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v25i2.2474Resumo
A universidade é um espaço de ensino, aprendizagem, formação e convivência, onde os estudantes devem ser tratados holisticamente. Já que aprender não é antônimo de lazer, o lúdico nas aulas, atividades de relaxamento e o esporte no ensino universitário são premissas ao comportamento humano, de tal modo que o conhecimento, aliado a esses itens, tem um viés inovador, promotor de concentração e descentrado na produtividade. Este estudo tem como objetivo descrever a percepção de alunos sobre a incorporação de atividade lúdica e de humanização no ensino universitário. Os alunos foram divididos em três grupos. Grupo intervenção: onde a atividade lúdica foi realizada; Grupo Controle: alunos de cursos da saúde que não participaram da atividade lúdica; Grupo MCA: alunos de diferentes universidades que participaram de um congresso nacional sobre saúde, cultura e arte. Participaram da pesquisa 312 estudantes universitários. As respostas sobre a dinâmica apresentada, o lúdico e outras atividades evidenciaram que são ferramentas de aprendizado e descontração, porém os alunos de medicina e de odontologia conhecem menos sobre políticas de humanização em saúde e de ensino quando comparados aos estudantes do Grupo MCA. Dentre os resultados estatísticos, quando questionados sobre o tipo de aula preferido, o valor de p obtido no teste Qui-quadrado foi de 0,000995, evidenciando a preferência de aulas interativas pelo grupo MCA, que tem maior contato com tais práticas. Logo, este estudo pôde concluir que o ensino às ciências da saúde deve ser ativamente humanizado tanto na prática diária dos futuros profissionais quanto nas metodologias de aprendizado.
Palavras-chave: Educação, Lúdico, Estudantes de medicina.