A PRESENÇA DA MODELAGEM MATEMÁTICA NA LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA DA UFRPE
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v25i2.2476Resumo
O objetivo do estudo foi identificar como a Modelagem Matemática permeia essa formação. Analisamos o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e as ementas de algumas disciplinas. Também realizamos entrevistas com professores formadores, sendo dois da área específica da Matemática e dois da Educação Matemática, e com seis estudantes dos últimos períodos da graduação. Assim foi possível confrontar informações que nos ajudaram a entender melhor o cenário. Os resultados mostraram que os documentos oficiais do curso trazem a Modelagem Matemática como metodologia de ensino e como área da Matemática Aplicada. As entrevistas mostraram que a disciplina de Metodologia do Ensino da Matemática tenta inserir a Modelagem na formação inicial. Porém, as disciplinas específicas não apresentam um trabalho consolidado nesta área, refletindo na insegurança dos alunos quando questionados sobre a Modelagem.
Palavras-chave: Formação inicial de professores, Licenciatura em Matemática, Modelagem Matemática.