A PRESENÇA DA MODELAGEM MATEMÁTICA NA LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA DA UFRPE

Autores

  • Ana Tereza de Souza Albertim Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco e do Estado da Paraíba
  • Jadilson Ramos de Almeida Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Mônica Maria Lins Santiago Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v25i2.2476

Resumo

O objetivo do estudo foi identificar como a Modelagem Matemática permeia essa formação. Analisamos o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e as ementas de algumas disciplinas. Também realizamos entrevistas com professores formadores, sendo dois da área específica da Matemática e dois da Educação Matemática, e com seis estudantes dos últimos períodos da graduação. Assim foi possível confrontar informações que nos ajudaram a entender melhor o cenário. Os resultados mostraram que os documentos oficiais do curso trazem a Modelagem Matemática como metodologia de ensino e como área da Matemática Aplicada. As entrevistas mostraram que a disciplina de Metodologia do Ensino da Matemática tenta inserir a Modelagem na formação inicial. Porém, as disciplinas específicas não apresentam um trabalho consolidado nesta área, refletindo na insegurança dos alunos quando questionados sobre a Modelagem.

 

Palavras-chave: Formação inicial de professores, Licenciatura em Matemática, Modelagem Matemática.

Biografia do Autor

Ana Tereza de Souza Albertim, Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco e do Estado da Paraíba

Professora da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco e do Estado da Paraíba. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela UFRPE

Jadilson Ramos de Almeida, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professor dos Programas de Pós-Graduação em Ensino das Ciências – UFRPE e em Educação Matemática e Tecnológica – UFPE. Doutor em Ensino de Ciências e Matemática – UFRPE

Mônica Maria Lins Santiago, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Doutora em Psicologia Cognitiva – UFPE

Downloads

Publicado

2021-01-21