A FUNÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO E ALGUNS DILEMAS DA FORMAÇÃO DOCENTE NO SÉCULO XXI
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v25i2.2479Resumo
Este artigo é parte de uma investigação científica realizada durante o curso de Mestrado em Ensino na Universidade de Cuiabá-UNIC, Beira Rio em parceira com Instituto Federal de Mato Grosso, campus Bela Vista, (2016-2018). Este trabalho é um recorte da dissertação de Mestrado e tem como objetivo investigar junto aos coordenadores pedagógicos, no objetivo de descobrir quais são as atividades desenvolvidas pelo coordenador pedagógico. É uma pesquisa de natureza qualitativa e perpassou pelo viés da triangulação, sendo os dados categorizados, codificação e analisados pelo método da análise do conteúdo. Utilizou-se da técnica de questionário semiestruturado. A pesquisa foi realizada em quatro escolas públicas de Mato Grosso, sendo duas em Cuiabá e duas em Pontes e Lacerda. Na pesquisa foi evidenciado que todos os entrevistados possuem formação de nível superior nas várias áreas do conhecimento e os mesmos tinham mais de dez anos de experiência no magistério. Também trouxe informações sobre o processo de eleição do coordenador, com vistas às melhorias nos processos de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Coordenação pedagógica, Ensino e prática docente, Formação continuada de professores.