A FUNÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO E ALGUNS DILEMAS DA FORMAÇÃO DOCENTE NO SÉCULO XXI

Autores

  • Antônio Gomes Rede pública de Ensino de Mato Grosso
  • Cilene Maria Lima Antunes Maciel Universidade de Cuiabá

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v25i2.2479

Resumo

Este artigo é parte de uma investigação científica realizada durante o curso de Mestrado em Ensino na Universidade de Cuiabá-UNIC, Beira Rio em parceira com Instituto Federal de Mato Grosso, campus Bela Vista, (2016-2018). Este trabalho é um recorte da dissertação de Mestrado e tem como objetivo investigar junto aos coordenadores pedagógicos, no objetivo de descobrir quais são as atividades desenvolvidas pelo coordenador pedagógico. É uma pesquisa de natureza qualitativa e perpassou pelo viés da triangulação, sendo os dados categorizados, codificação e analisados pelo método da análise do conteúdo. Utilizou-se da técnica de questionário semiestruturado. A pesquisa foi realizada em quatro escolas públicas de Mato Grosso, sendo duas em Cuiabá e duas em Pontes e Lacerda. Na pesquisa foi evidenciado que todos os entrevistados possuem formação de nível superior nas várias áreas do conhecimento e os mesmos tinham mais de dez anos de experiência no magistério. Também trouxe informações sobre o processo de eleição do coordenador, com vistas às melhorias nos processos de ensino-aprendizagem.

 

Palavras-chave: Coordenação pedagógica, Ensino e prática docente, Formação continuada de professores.

Biografia do Autor

Antônio Gomes, Rede pública de Ensino de Mato Grosso

Licenciado em Pedagogia (UNEMAT); História (FATESF) e Mestre em Ensino (UNIC/IFMT). Professor da Educação Básica da rede pública de Ensino de Mato Grosso, Brasil.

Cilene Maria Lima Antunes Maciel, Universidade de Cuiabá

Doutora pela Universidade Autônoma de Barcelona – Espanha – Coordenadora do curso de Mestrado em Ensino da Universidade de Cuiabá – UNIC – Beira Rio. Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-01-21

Como Citar

Gomes, A. ., & Maciel, C. M. L. A. . (2021). A FUNÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO E ALGUNS DILEMAS DA FORMAÇÃO DOCENTE NO SÉCULO XXI. PESQUISA EM FOCO, 25(2). https://doi.org/10.18817/pef.v25i2.2479