VIOLÊNCIA/ABUSO SEXUAL CONTRA MENINOS:
MASCULINIDADES E SILENCIAMENTOS EM DEBATE

Autores

  • Cristiano Eduardo da Rosa Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Jane Felipe de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v25i2.2480

Resumo

Nesta pesquisa problematizamos a ocorrência de violência/abuso sexual contra meninos. Além de uma revisão de literatura, realizamos um questionário on-line em que participaram 170 homens brasileiros. Os resultados mostraram que 74 dos participantes foram vítimas dessa ocorrência na infância, acontecendo em maior número com crianças negras e que se identificaram como homossexuais quando adultas; além disso, a maioria dos/as abusadores/as era jovem e os casos se repetiram mais de uma vez. Consideramos necessária uma maior discussão sobre casos de violência/abuso sexual contra meninos, principalmente na Educação, desconstruindo pensamentos equivocados que naturalizam essas práticas e fomentando políticas públicas de proteção e acolhimento.

 

Palavras-chaves: Violência Sexual, Infâncias, Gênero, Masculinidades.

Biografia do Autor

Cristiano Eduardo da Rosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Licenciado em Letras pela Universidade FEEVALE. Professor da rede municipal de ensino de Igrejinha, Rio Grande do Sul.

Jane Felipe de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora titular aposentada da Faculdade de Educação da UFRGS. Integrante do GEERGE – Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero e do GEIN – Grupo de Estudos em Educação Infantil e Infâncias.

Downloads

Publicado

2021-01-21

Como Citar

Rosa, C. E. da ., & Souza, J. F. de . (2021). VIOLÊNCIA/ABUSO SEXUAL CONTRA MENINOS:
MASCULINIDADES E SILENCIAMENTOS EM DEBATE. PESQUISA EM FOCO, 25(2). https://doi.org/10.18817/pef.v25i2.2480