REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE O ENSINO DE FÍSICA PARA ESTUDANTES SURDOS

Autores

  • Evaneide de Brito Feitosa Aguiar Instituto Federal do Maranhão
  • Weimar Silva Castilho Instituto Federal do Tocantins
  • Jair José Maldaner Instituto Federal do Tocantins
  • Rivadavia Porto Cavalcante Instituto Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v26i1.2632

Resumo

A proposta deste trabalho consistiu em realizar uma revisão sistemática da literatura sobre o ensino de Física para estudantes surdos, a busca restringiu aos artigos publicados entre os anos de 2014 a 2020. Para tanto foi utilizado as bases de dados Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Google Acadêmico. Como critérios de inclusão dos artigos utilizou-se os seguintes descritores: ensino de Física e surdos, Libras e Física. Nessa perspectiva analisa-se como é mediado o ensino de Física para estudante surdo, sob a óptica de formação humana integral, omnilateral com base nos autores Karl Marx e Gramsci. Após a avaliação dos artigos, observamos que os professores demonstram interesse e/ou preocupação na inclusão do estudante surdo na disciplina. Dessa forma o estudo aponta fatores que influencia no processo de inclusão dos estudantes surdos, a falta de recursos financeiros, e a carência de profissionais especializados na área de educação especial para auxiliar os professores.

 

Palavras-chave: Ensino de Física, Física e Inclusão, Física e Surdo.

Biografia do Autor

Evaneide de Brito Feitosa Aguiar, Instituto Federal do Maranhão

Tradutora e Intérprete de Libras do Instituto Federal do Maranhão do Campus Imperatriz e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do

Campus

Palmas, do Instituto Federal do Tocantins - IFTO

Weimar Silva Castilho, Instituto Federal do Tocantins

Professor do Instituto Federal do Tocantins IFTO, Campus Palmas e Professor no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)

Jair José Maldaner, Instituto Federal do Tocantins

Professor do Instituto Federal do Tocantins IFTO, Campus Palmas e Professor no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)

Rivadavia Porto Cavalcante, Instituto Federal do Tocantins

Professor do Instituto Federal do Tocantins IFTO, Campus Palmas e Professor no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)

Downloads

Publicado

2021-07-28

Como Citar

Aguiar, E. de B. F. ., Castilho, W. S. ., Maldaner, J. J. ., & Cavalcante, R. P. . (2021). REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE O ENSINO DE FÍSICA PARA ESTUDANTES SURDOS. PESQUISA EM FOCO, 26(1). https://doi.org/10.18817/pef.v26i1.2632