REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE O ENSINO DE FÍSICA PARA ESTUDANTES SURDOS
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v26i1.2632Resumo
A proposta deste trabalho consistiu em realizar uma revisão sistemática da literatura sobre o ensino de Física para estudantes surdos, a busca restringiu aos artigos publicados entre os anos de 2014 a 2020. Para tanto foi utilizado as bases de dados Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Google Acadêmico. Como critérios de inclusão dos artigos utilizou-se os seguintes descritores: ensino de Física e surdos, Libras e Física. Nessa perspectiva analisa-se como é mediado o ensino de Física para estudante surdo, sob a óptica de formação humana integral, omnilateral com base nos autores Karl Marx e Gramsci. Após a avaliação dos artigos, observamos que os professores demonstram interesse e/ou preocupação na inclusão do estudante surdo na disciplina. Dessa forma o estudo aponta fatores que influencia no processo de inclusão dos estudantes surdos, a falta de recursos financeiros, e a carência de profissionais especializados na área de educação especial para auxiliar os professores.
Palavras-chave: Ensino de Física, Física e Inclusão, Física e Surdo.