DENGUE E O AEDES AGYPTI: CARACTERÍSTICAS, E SUA ABORDAGEM EM COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Autores

  • José Maria Nunes Faculdade Cidade de João Pinheiro
  • Valéria Nunes Rodrigues Faculdade Cidade de João Pinheiro
  • Luan Henrique Alves UFOP
  • Hugo Christiano Soares Melo FPM
  • Saulo Gonçalves Pereira Faculdade Cidade de João Pinheiro

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v26i1.2633

Resumo

A dengue é considerada pela epidemiologia uma síndrome viral que é causada por um vírus da família Flaviviridae, seus sorotipos são definidos como DENV1, DENV2, DENV3 e DENV 4. Tal doença deve ser trabalhada na escola e deve estar inserida nos livros didáticos, pois é um acometimento de atenção para a saúde pública e coletiva sendo, portanto, de grande importância sua abordagem de forma aplicada. Dessa maneira, objetivou-se, fazer um levantamento bibliográfico sobre a dengue, apresentando suas características e profilaxia, e ainda analisar 05 coleções de livros didáticos de Ciências voltados para o Ensino Fundamental, apresentando de forma descritiva como os livros abordam o tema. A metodologia adotada foi a qualitativa, com uma narrativa de forma exploratória acerca dos livros elencados e que fazem parte do Plano nacional do livro didático 2018/2020. Conclui-se que a dengue é ainda uma doença que causa grandes problemas à saúde das pessoas impactando os sistemas de saúde coletiva do Brasil. Os livros didáticos, no geral, abordam o tema de forma descritiva e pouco aprofundada.

 

Palavras-chave: Dengue, Livro didático, Ensino de Ciências.

Biografia do Autor

José Maria Nunes, Faculdade Cidade de João Pinheiro

Graduado em Ciências Biológicas pela Faculdade Cidade de João Pinheiro, João Pinheiro, Brasil.

Valéria Nunes Rodrigues, Faculdade Cidade de João Pinheiro

Graduada em Ciências Biológicas pela Faculdade Cidade de João Pinheiro, João Pinheiro, Brasil.

Luan Henrique Alves, UFOP

Graduado em Ciências Biológicas; Especialista em Docência e Didática do Ensino Superior; e Mídias na Educação; Mestre em Educação - UFOP; Doutorando em Educação – UFOP, Brasil.

Hugo Christiano Soares Melo, FPM

Graduado em Ciências Biológicas, Professor da FPM; Mestre e Doutor em Genética e Bioquímica – UFU, brasil.

Saulo Gonçalves Pereira, Faculdade Cidade de João Pinheiro

Professor, Biólogo, Pedagogo, professor da Faculdade Cidade de João Pinheiro, João Pinheiro, Mestre em Doutor em Saúde Animal, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-07-28

Como Citar

Nunes, J. M. ., Rodrigues, V. N. ., Alves, L. H. ., Melo, H. C. S. ., & Pereira, S. G. . (2021). DENGUE E O AEDES AGYPTI: CARACTERÍSTICAS, E SUA ABORDAGEM EM COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II. PESQUISA EM FOCO, 26(1). https://doi.org/10.18817/pef.v26i1.2633