FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: SABERES E IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v26i2.2723Resumo
Este estudo tem por objetivo compreender a formação de professores da Educação Especial que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE), bem como discutir a relação dos saberes construídos na formação inicial e continuada e suas implicações na prática pedagógica no AEE, no fomento a Educação Inclusiva. Para tanto, realizou uma pesquisa do tipo bibliográfica por meio de um levantamento em diversas fontes de informação. Para a compreensão e interpretação dos dados utilizaram-se os critérios da Análise de Conteúdo com base nos pressupostos de Bardin (2006). Chegou-se à conclusão, conforme os resultados evidenciados a partir da perspectiva de pesquisadores como Pletsch e Glat (2007), Michels (2017), Gatti et al. (2019), Imbernón (2006, 2009), Nóvoa (2004) entre outros, que a formação inicial de professores para a Educação Especial disponível no Brasil, não tem se constituído concreta o necessário para a atender as demandas existentes na prática educativa inclusiva. E a continuada tem sido constituída por discursos em prol de um professor pesquisador e reflexivo, mas na realidade das redes de ensino, ainda pairam as “lições-modelo” para o fazer docente, principalmente ao se considerar a densidade e multiplicidade de conhecimentos exigidos na atuação junto aos alunos com deficiência.
Palavras-chave: Formação de Professores, Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado, Saberes Docentes.