FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA

Autores

  • Vitoria Raquel Pereira de Souza SEDUC - MA

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v26i2.2726

Resumo

Trata-se de uma pesquisa qualitativa que analisou por meio de pesquisa bibliográfica concepções sobre formação docente com relevo sobre o ensino da leitura e da escrita numa perspectiva discursiva. O estudo evidenciou que mesmo com o avanço da legislação e de cursos de formação inicial e continuada, voltados para a formação de professores alfabetizadores, estas são de cunho tecnocrático e utilitarista. Defendemos uma formação para professores que seja planejado de forma propositiva junto com os docentes e que seja emancipatória e reflexiva, respeitando a autonomia e autoria dos professores.

 

 

Palavras-chave: Formação de professores, Leitura, Escrita, Alfabetização.

 

Biografia do Autor

Vitoria Raquel Pereira de Souza, SEDUC - MA

Mestra em Educação do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Maranhão (PPGE/UEMA). Professora da Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação de São Luís (SEMED). Especialista em Educação da Secretaria do Estado do Maranhão (SEDUC/MA)

Downloads

Publicado

2022-01-28

Como Citar

Souza, V. R. P. de . (2022). FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA. PESQUISA EM FOCO, 26(2). https://doi.org/10.18817/pef.v26i2.2726