AÇÕES DOCENTES E DISCENTES NA ERA DIGITAL: UM DESIGN PEDAGÓGICO COM SUPORTE EM TDIC
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v26i2.2727Resumo
Este artigo tem o objetivo de abordar a fase de planejamento e implementação da ação de uma pesquisa, a partir da imersão da pesquisadora em uma escola de tempo integral de Ensino Fundamental, anos finais, no município de Cotia (SP), denominada aqui de Escola Fernando Nobre. Trata-se pois, de um recorte da pesquisa doutoral sobre Letramento Digital de Rios (2018). A compreensão da complexidade do Letramento Digital tem-se em Warschauer (2006), que ao discutir a inclusão digital e tecnologias como prática social, aborda a questão do acesso e do letramento. Os estudos possibilitaram a criação de um design pedagógico, que buscou contemplar intencionalidade educativa na seleção e integração de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em Oficinas de Orientação de Estudos de 6º. ao 9º. ano. As habilidades trabalhadas no design Pedagógico, por meio do Ciclo de Ações Educativas – docentes e discentes, apoiadas por TDIC (Ca3D), apoiaram as ações tanto nas orientações dos professores, quanto nas ações de pesquisa dos alunos. O estudo revelou ser possível propor e realizar atividades educativas no âmbito escolar, a partir da aprendizagem de boas práticas que integrem as TDIC, tais como as que envolvem: a busca e seleção da informação na Internet, que contribuem para o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo, indispensável para a ação responsável dos cidadãos no mundo; o planejamento e a organização das atividades educacionais e dos conteúdos; a produção, a comunicação de dados, informações e conhecimentos; a construção colaborativa do conhecimento; e a mediação e avaliação da aprendizagem.
Palavras-chave: TDIC, letramento digital, ensino fundamental, ensino-aprendizagem, design pedagógico.