SABERES DE MULHERES QUILOMBOLAS E EDUCAÇÃO POPULAR: PROCESSOS E RESISTÊNCIAS

Autores

  • Tercilia Maria da Cruz Silva UFMA
  • Kelly Almeida de Oliveira Oliveira UFMA

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v26i2.2728

Resumo

O presente trabalho aborda vivências de mulheres em processo de alfabetização na Educação de Jovens, Adultos e Idosos – EJAI em uma comunidade quilombola, localizada no município de Aldeias Altas – MA. Busca compreender a trajetória escolar dessas mulheres, bem como compreender as dificuldades encontradas no processo de alfabetizá-las a partir da experiência do projeto de extensão “EJAI Mulher: a ressignificação dos saberes femininos”. Propõe meios que foram utilizados para superar tais dificuldades, utilizando como referencial metodológico as contribuições de Paulo Freire. Para fundamentação teórica deste estudo, tivemos como principais autores Freire (1989; 2001; 2006; 2011), Gohn (2006; 2009; 2014) e Ponte (2008). A pesquisa é de caráter qualitativo e é descritiva, pois busca apresentar as vivências com o grupo com destaque ao processo de alfabetização. Este estudo permitiu conhecer histórias de vida, de luta e de resistência de mulheres quilombolas quebradeiras de coco babaçu e acessar seus saberes locais.

Palavras-chave: Alfabetização, EJAI, Mulheres quilombolas.

Biografia do Autor

Tercilia Maria da Cruz Silva, UFMA

Mestranda em Educação. Universidade Federal do Maranhão (UFMA). São Luís, Maranhão. Brasil.

Kelly Almeida de Oliveira Oliveira, UFMA

Coordenação do Curso de Pedagogia. Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Codó, Maranhão, Brasil.

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Publicado

2022-01-28

Como Citar

Silva, T. M. da C. ., & Oliveira, K. A. de O. (2022). SABERES DE MULHERES QUILOMBOLAS E EDUCAÇÃO POPULAR: PROCESSOS E RESISTÊNCIAS. PESQUISA EM FOCO, 26(2). https://doi.org/10.18817/pef.v26i2.2728