SABERES DE MULHERES QUILOMBOLAS E EDUCAÇÃO POPULAR: PROCESSOS E RESISTÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v26i2.2728Resumo
O presente trabalho aborda vivências de mulheres em processo de alfabetização na Educação de Jovens, Adultos e Idosos – EJAI em uma comunidade quilombola, localizada no município de Aldeias Altas – MA. Busca compreender a trajetória escolar dessas mulheres, bem como compreender as dificuldades encontradas no processo de alfabetizá-las a partir da experiência do projeto de extensão “EJAI Mulher: a ressignificação dos saberes femininos”. Propõe meios que foram utilizados para superar tais dificuldades, utilizando como referencial metodológico as contribuições de Paulo Freire. Para fundamentação teórica deste estudo, tivemos como principais autores Freire (1989; 2001; 2006; 2011), Gohn (2006; 2009; 2014) e Ponte (2008). A pesquisa é de caráter qualitativo e é descritiva, pois busca apresentar as vivências com o grupo com destaque ao processo de alfabetização. Este estudo permitiu conhecer histórias de vida, de luta e de resistência de mulheres quilombolas quebradeiras de coco babaçu e acessar seus saberes locais.
Palavras-chave: Alfabetização, EJAI, Mulheres quilombolas.