A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NAS CIÊNCIAS HUMANAS E NA EDUCAÇÃO E SUAS ESPECIFICIDADES

Autores

  • Marta Rosani Taras Vaz Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v28i2.3515

Resumo

Apesar de não ser a fonte absoluta do saber, o conhecimento científico é resultado de um processo, fundamentalmente, metódico, sistemático e rigoroso. Neste artigo, busca-se expor uma reflexão sobre as especificidades da produção do conhecimento científico nas Ciências humanas e na Educação, tendo em vista suas definições, características e relações. Para tanto, resultou de uma pesquisa de tipo bibliográfico e de natureza qualitativa, valendo-se de inúmeros autores do campo da Epistemologia e Metodologia. Conclui-se que o conhecimento científico nas Ciências humanas e na Educação se diferenciam pela não neutralidade, pela aproximação na relação sujeito e objeto, pelo papel de diferentes teorias na interpretação do empírico, pela abordagem qualitativa, pela variedade nos tipos de pesquisa, pela relação interdisciplinar entre as Ciências e pela relação intrínseca, embora diferente, entre Ensino e Pesquisa.

 

Palavras-chave: Abordagem qualitativa, Ciências Humanas, Conhecimento Científico, Educação, Método, Pesquisa.

Biografia do Autor

Marta Rosani Taras Vaz, Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professora colaboradora da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), Irati, Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-12-06

Como Citar

Vaz, M. R. T. (2023). A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NAS CIÊNCIAS HUMANAS E NA EDUCAÇÃO E SUAS ESPECIFICIDADES. PESQUISA EM FOCO, 28(2). https://doi.org/10.18817/pef.v28i2.3515