A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NAS CIÊNCIAS HUMANAS E NA EDUCAÇÃO E SUAS ESPECIFICIDADES
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v28i2.3515Resumo
Apesar de não ser a fonte absoluta do saber, o conhecimento científico é resultado de um processo, fundamentalmente, metódico, sistemático e rigoroso. Neste artigo, busca-se expor uma reflexão sobre as especificidades da produção do conhecimento científico nas Ciências humanas e na Educação, tendo em vista suas definições, características e relações. Para tanto, resultou de uma pesquisa de tipo bibliográfico e de natureza qualitativa, valendo-se de inúmeros autores do campo da Epistemologia e Metodologia. Conclui-se que o conhecimento científico nas Ciências humanas e na Educação se diferenciam pela não neutralidade, pela aproximação na relação sujeito e objeto, pelo papel de diferentes teorias na interpretação do empírico, pela abordagem qualitativa, pela variedade nos tipos de pesquisa, pela relação interdisciplinar entre as Ciências e pela relação intrínseca, embora diferente, entre Ensino e Pesquisa.
Palavras-chave: Abordagem qualitativa, Ciências Humanas, Conhecimento Científico, Educação, Método, Pesquisa.