PERSPECTIVAS DE PESQUISA SOBRE AS VIVÊNCIAS MUSICAIS NO MARANHÃO OITOCENTISTA

Autores

  • João Costa Gouveia Neto UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v28i2.3519

Resumo

Este artigo apresenta as vivências musicais no Maranhão oitocentista, no que consiste à presença da música nos mais diferentes espaços e perspectivas de vivências sociais na capital maranhense, a partir da utilização de almanaques, jornais e partituras do período histórico em questão. Para o entendimento do tema e discussões sobre a importância das vivências musicais entre os ludovicenses utilizamos os aportes teóricos da História Cultural. Como resultados das pesquisas apresentamos a música na Casa dos Educados Artífices, no que consiste ao tipo de aula de música ministrada nessa instituição de ensino, no Teatro São Luís, quanto ao repertório apresentado durante os espetáculos, assim como das partituras que exemplificam a escrita musical do período.

 

Palavras-chave: Vivências Musicais; São Luís; Oitocentos.

Biografia do Autor

João Costa Gouveia Neto, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA. Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Música, Educação, Ensino e História – GIMEEH. Professor Adjunto I do Departamento de Artes e Educação Física do CECEN/UEMA.  Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEMA. Pesquisador da FAPEMA. Coordenador do Curso de Música Licenciatura EaD da UEMA. Assessor da Pró-Reitoria de Graduação da UEMA.

Downloads

Publicado

2023-12-06

Como Citar

Neto, J. C. G. (2023). PERSPECTIVAS DE PESQUISA SOBRE AS VIVÊNCIAS MUSICAIS NO MARANHÃO OITOCENTISTA. PESQUISA EM FOCO, 28(2). https://doi.org/10.18817/pef.v28i2.3519