A MAGIA DE ESCREVER TEXTOS ACADÊMICOS ESTÁ AMEAÇADA PELA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?

Autores

  • Carlos Lopes University of Brasília (UnB)
  • Rubén Comas Forgas University of the Balearic Islands (UIB)
  • Antoni Cerdà-Navarro University of the Balearic Islands (UIB)

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v28i2.3520

Resumo

O artigo analisa os dados e as percepções de um grupo de graduandos em Pedagogia e outro de pós-graduandos em Educação a respeito do seu eventual conhecimento e uso da IA para produzir textos, além de averiguar os sentidos das suas respostas por análise de conteúdo (BARDIN, 2011). De maneira exploratória e descritiva, foram examinados 231 questionários e 33 entrevistas. A tendência de uso da IA na produção escrita é maior entre graduandos do que pós-graduandos (53,7% frente a 29,3%), o que pode ser sintetizado por meio das palavras facilidade ou praticidade, relacionadas ao enfoque funcional; e, na oposição, no grupo dos pós-graduandos, o sentido crítico pode ser vislumbrado através dos significantes autoria, texto inédito, ética e moral. As noções comuns de oposição ao uso da IA na geração da escrita por estudantes, manifestadas por pós-graduandos e graduandos, evidenciaram três categorias: a) texto/escrita, associados ao gosto e paixão pela escrita, identidade pessoal e autoral; b) autonomia intelectual, pela perspectiva de assumir e reconhecer as suas próprias palavras no texto e demonstrar proficiência; c) ética e moral, pelo viés da desonestidade, fraude e atributos do que é lícito ou permitido institucionalmente. Nesses sentidos, predomina a dimensão do indivíduo. Nos dois grupos, há amplo desconhecimento da IA para produzir texto. A elaboração textual mediada por IA não é algo da magia, mas de seres humanos concretos.

 

Palavras-chave: Inteligência Artificial; Texto Escrito; Estudantes.   

Biografia do Autor

Carlos Lopes, University of Brasília (UnB)

Doctor in Sociology from PUC-SP. Professor at the Faculty of Education, University of Brasília (UnB), Brazil. Member of the Ibero-American Research Network on Academic Integrity (Red-IA). E-mail: carloslopes@unb.br, https://orcid.org/0000-0003-2745-3942

Rubén Comas Forgas, University of the Balearic Islands (UIB)

Doctor of Science in Education from the University of the Balearic Islands (UIB), Spain. Professor at the Faculty of Education at UIB and Stockholm University (Sweden). Member of the Ibero-american Network of Research in Academic Integrity (Red-IA). E-mail: rubencomas@uib.es, https://orcid.org/0000-0002-8885-753X

Antoni Cerdà-Navarro, University of the Balearic Islands (UIB)

Doctor of Science in Education from the University of the Balearic Islands (UIB), Spain. Professor at the Faculty of Education at UIB. Member of the Ibero-american Network of Research in Academic Integrity (Red-IA). E-mail: antoni.cerda@uib.cat, https://orcid.org/0000-0002-7970-5198

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Publicado

2023-12-06

Como Citar

Lopes, C., Forgas, R. C., & Cerdà-Navarro, A. (2023). A MAGIA DE ESCREVER TEXTOS ACADÊMICOS ESTÁ AMEAÇADA PELA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?. PESQUISA EM FOCO, 28(2). https://doi.org/10.18817/pef.v28i2.3520