AVALIAÇÃO DE CURSOS DE LICENCIATURAS NA UEG: SINGULARIDADES E USOS DE RESULTADOS
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v29i1.3734Resumo
O texto aborda a avaliação na Universidade Estadual de Goiás (UEG) com o objetivo de delineá-la em sua singularidade com o exame do uso dos seus resultados. Pergunta- se: como é a avaliação na UEG? Os resultados do Enade estão relacionados à escolaridade da mãe dos concluintes dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Educação Física, Letras, Matemática e Pedagogia nas edições de 2011, 2014 e 2017? O que faz a UEG com os resultados? Para isso, vale-se de pesquisa bibliográfica e documental sobre a UEG, avaliação institucional, relatórios do Enade dos cursos e anos investigados e entrevistas com coordenadores. Constatou-se que a UEG, submetida à avaliação institucional realizada pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior e pelo Conselho Estadual de Educação de Goiás, atende às exigências por meio de unidades administrativas específicas que coordenam as ações e procedimentos. Os concludentes são filhos de mães com escolaridade média ou com os anos iniciais do ensino fundamental cujo desempenho cresce à medida que a escolaridade da mãe se eleva, mas há filhos de mães com a mesma escolaridade com resultados diferentes. Usam-se os resultados para fins regulatórios e para subsidiar ações na gestão, mas não há procedimentos para articular a avaliação aos processos formativos ou para suscitar reflexões que induzam à melhoria da qualidade do ensino. Portanto, a avaliação na UEG, ainda que envolva duas instâncias de regulação, não é incorporada para subsidiar ações voltadas para a melhoria dos processos formativos.
Palavras-chave: Avaliação institucional, Enade, escolaridade da mãe, desempenho de concluintes, usos dos resultados da avaliação.