AVALIAÇÃO DE CURSOS DE LICENCIATURAS NA UEG: SINGULARIDADES E USOS DE RESULTADOS

Autores

  • Guiomar de Oliveira Passos Universidade Federal do Piauí
  • Adriana Rocha Vilela Arantes Universidade Estadual de Goiás-UEG
  • Camila Costa de Oliveira Teixeira Álvares Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)
  • Andrea Borges Bottino Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v29i1.3734

Resumo

O texto aborda a avaliação na Universidade Estadual de Goiás (UEG) com o objetivo de delineá-la em sua singularidade com o exame do uso dos seus resultados. Pergunta- se: como é a avaliação na UEG? Os resultados do Enade estão relacionados à escolaridade da mãe dos concluintes dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Educação Física, Letras, Matemática e Pedagogia nas edições de 2011, 2014 e 2017? O que faz a UEG com os resultados? Para isso, vale-se de pesquisa bibliográfica e documental sobre a UEG, avaliação institucional, relatórios do Enade dos cursos e anos investigados e entrevistas com coordenadores. Constatou-se que a UEG, submetida à avaliação institucional realizada pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior e pelo Conselho Estadual de Educação de Goiás, atende às exigências por meio de unidades administrativas específicas que coordenam as ações e procedimentos. Os concludentes são filhos de mães com escolaridade média ou com os anos iniciais do ensino fundamental cujo desempenho cresce à medida que a escolaridade da mãe se eleva, mas há filhos de mães com a mesma escolaridade com resultados diferentes. Usam-se os resultados para fins regulatórios e para subsidiar ações na gestão, mas não há procedimentos para articular a avaliação aos processos formativos ou para suscitar reflexões que induzam à melhoria da qualidade do ensino. Portanto, a avaliação na UEG, ainda que envolva duas instâncias de regulação, não é incorporada para subsidiar ações voltadas para a melhoria dos processos formativos.

Palavras-chave: Avaliação institucional, Enade, escolaridade da mãe, desempenho de concluintes, usos dos resultados da avaliação.

Biografia do Autor

Guiomar de Oliveira Passos, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília. Professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e no Departamento de Serviço Social.

Adriana Rocha Vilela Arantes, Universidade Estadual de Goiás-UEG

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Docente da Universidade Estadual de Goiás-UEG - Anápolis. Professora da Secretaria da Educação de Goiás.

Camila Costa de Oliveira Teixeira Álvares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Professora nos cursos de licenciaturas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) - Campus Goiânia.

Andrea Borges Bottino, Universidade de Brasília (UnB)

Mestra em Educação pela Universidade de Brasília (UnB) 2020, Analista em Políticas Públicas e Gestão da Educação da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Brasília-DF.

Downloads

Publicado

2024-06-17

Como Citar

Passos, G. de O., Arantes, A. R. V., Álvares C. C. de O. T., & Bottino, A. B. (2024). AVALIAÇÃO DE CURSOS DE LICENCIATURAS NA UEG: SINGULARIDADES E USOS DE RESULTADOS. PESQUISA EM FOCO, 29(1). https://doi.org/10.18817/pef.v29i1.3734