PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS NA REGIÃO AMAZÔNICA
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v29i1.3742Resumo
Este artigo traz os resultados da pesquisa que teve como objeto de estudo a produção do conhecimento científico sobre a avaliação da educação superior em teses e dissertações em Programa de Pós-graduação em Educação de universidades públicas da região norte, da Amazônia Brasileira, no período de 2015-2023. O objetivo foi mapear e discutir a produção do conhecimento sobre avaliação da educação superior produzida em dissertações de mestrado e teses de doutorado, da linha de pesquisa em Políticas Educacionais dos PPGDE’s das Universidades Públicas, localizadas na região Norte, tendo como propósito identificar movimentos de resistência epistemológica com produção de diferentes cosmovisões contra-hegemônicas. A pista analítica que utilizamos para a compreensão do objeto foi a categoria contra-hegemônica na perspectiva materialista histórico e dialética gramsciana (1999), para tanto, realizamos uma pesquisa do estado do conhecimento baseadas no estudo bibliográfico, sendo que no procedimento foi feita a identificação, registro e categorização que levaram a sínteses sobre a produção cientifica. Nas produções selecionadas, observou-se um conhecimento acerca dos mecanismos de regulação do Sinaes. Os estudos trazem indicações necessárias para rupturas que trilham para uma conhecimento contra- hegemônico. A contribuição dos estudos se focaliza na análise mais pontual em relação à dualidade que provoca certa tensão que permeia o Sinaes: a relação dicotômica entre a regulação e a emancipação da avaliação. A possibilidade contra-hegemônica ainda se revela discreta e sutil, sem experiências que tenham se mostrado exitosas ou inovadoras na área.
Palavras-chave: Produção do conhecimento, Avaliação da educação superior, Universidades da Amazônia.