AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: ARTICULAÇÕES POSSÍVEIS ENTRE COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO, NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE E PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v29i1.3743Resumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre as articulações possíveis entre as instâncias institucionais da Comissão Própria de Avaliação (CPA), do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e da Coordenação de Curso no desenvolvimento de ações de avaliação e regulação, bem como sua relação com a melhoria da qualidade dos Projetos Pedagógicos dos Cursos. Nesse sentido, analisa as práticas de avaliação e de gestão dessas instâncias decisórias no âmbito da Universidade de Brasília, permitindo uma visão ampliada da sua realidade e dos cursos de licenciatura que dela fazem parte. Os instrumentos de análise são o Plano de Desenvolvimento Institucional, os relatórios da Comissão Própria de Avaliação e os Projetos Pedagógicos dos Cursos de licenciatura. Além da análise documental, coletaram-se informações por meio de entrevistas realizadas com coordenadores de cursos, membros da CPA e integrantes do NDE, buscando aproximações e direcionamentos para a qualidade dos cursos. Em alinhamento com as políticas estabelecidas para a educação superior, sinaliza-se a necessidade de as políticas institucionais da universidade serem definidas e/ou revistas coletivamente pela CPA, NDE e Coordenações de Curso, a partir do perfil dos estudantes e do projeto pedagógico, visando melhor atender às demandas e expectativas da formação superior.
Palavras-chave: Comissão Própria de Avaliação, educação superior, Núcleo Docente
Estruturante.