AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: ARTICULAÇÕES POSSÍVEIS ENTRE COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO, NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE E PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO

Autores

  • Claudia Maffini Griboski Universidade de Brasília (FS/UnB)
  • Daniela Mendes Universidade de Brasília (UnB)
  • Lorena Lins Damasceno Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v29i1.3743

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre as articulações possíveis entre as instâncias institucionais da Comissão Própria de Avaliação (CPA), do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e da Coordenação de Curso no desenvolvimento de ações de avaliação e regulação, bem como sua relação com a melhoria da qualidade dos Projetos Pedagógicos dos Cursos. Nesse sentido, analisa as práticas de avaliação e de gestão dessas instâncias decisórias no âmbito da Universidade de Brasília, permitindo uma visão ampliada da sua realidade e dos cursos de licenciatura que dela fazem parte. Os instrumentos de análise são o Plano de Desenvolvimento Institucional, os relatórios da Comissão Própria de Avaliação e os Projetos Pedagógicos dos Cursos de licenciatura. Além da análise documental, coletaram-se informações por meio de entrevistas realizadas com coordenadores de cursos, membros da CPA e integrantes do NDE, buscando aproximações e direcionamentos para a qualidade dos cursos. Em alinhamento com as políticas estabelecidas para a educação superior, sinaliza-se a necessidade de as políticas institucionais da universidade serem definidas e/ou revistas coletivamente pela CPA, NDE e Coordenações de Curso, a partir do perfil dos estudantes e do projeto pedagógico, visando melhor atender às demandas e expectativas da formação superior.

Palavras-chave: Comissão Própria de Avaliação, educação superior, Núcleo Docente

Estruturante.

Biografia do Autor

Claudia Maffini Griboski, Universidade de Brasília (FS/UnB)

Graduada em Pedagogia, Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Professora da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (FS/UnB) e Diretora Executiva do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). Vice-líder do Grupo de Estudos de Políticas de Avaliação de Educação Superior (GEPAES/UnB). Brasília, DF - Brasil.

Daniela Mendes, Universidade de Brasília (UnB)

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Mestre em Patologia Molecular e Doutoranda em Políticas Públicas e Gestão da Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Atuou como coordenadora de extensão e de curso e membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário do Planalto Central Professor Aparecido dos Santos. Membro da Comissão de Educação de Medicina Veterinária (CRMV- DF) e do Grupo de Estudos de Políticas de Avaliação da Educação Superior (GEPAES/UnB). Brasília, DF - Brasil.

Lorena Lins Damasceno, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)

Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação e Doutoranda pela Universidade de Brasília (UnB). Servidora da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ocupando, atualmente, o cargo de Coordenadora-Geral de Formação Docente e Valorização das Licenciaturas e integrante do Grupo de Estudos de Políticas de Avaliação da Educação Superior (GEPAES/UnB). Brasília, DF - Brasil.

Downloads

Publicado

2024-06-17

Como Citar

Griboski, C. M., Mendes, D., & Damasceno, L. L. (2024). AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: ARTICULAÇÕES POSSÍVEIS ENTRE COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO, NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE E PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO. PESQUISA EM FOCO, 29(1). https://doi.org/10.18817/pef.v29i1.3743