AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O USO DOS RESULTADOS DO ENADE NA GESTÃO ACADÊMICA E INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v29i1.3744Resumo
A avaliação da educação superior tem-se tornado um importante instrumento de gestão, uma vez que os conhecimentos e resultados produzidos nos processos avaliativos podem subsidiar a tomada de decisão e a adoção de medidas voltadas para as melhorias acadêmica e institucional, especialmente a partir da criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), ocorrida em 2004. O objetivo deste artigo é analisar como os resultados obtidos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) pelos cursos de licenciaturas em Letras, Matemática, Biologia, Educação Física e Pedagogia da Universidade de Brasília (UnB), nos anos de 2011, 2014 e 2017, foram apropriados pela gestão da UnB e contribuíram para o desenvolvimento institucional. Trata-se de estudo exploratório, de natureza qualitativa, fundamentado em revisão bibliográfica e análise dos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDIs), dos relatórios de autoavaliação institucional, manuais de planejamento e entrevistas realizadas com coordenadores de cursos e membro da gestão da Universidade. Ao adotar os estudos da Nova Gestão Pública (NGP) como referencial teórico, a pesquisa revelou que o Enade tem sido considerado parte de um processo avaliativo mais regulatório do que formativo. Entretanto, na realidade pesquisada, o Exame vem-se constituindo, gradativamente, uma das referências para as ações de melhoria das qualidades acadêmica e institucional. O estudo permitiu concluir que o uso dos resultados do Enade, quando associado à prática da avaliação institucional, pode
subsidiar a tomada de decisão, contribuindo para a promoção do desenvolvimento
dos cursos e da Instituição.
Palavras-chave: Educação superior, Enade, gestão, Sinaes.