AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O USO DOS RESULTADOS DO ENADE NA GESTÃO ACADÊMICA E INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Autores

  • Jane Cristina da Silva Pinto Universidade de Brasília (UnB)
  • Amanda Guedes Andrade Bedritichuk Fundação Universidade de Brasília
  • Geusiani Pereira Silva e Nascimento Unimontes

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v29i1.3744

Resumo

A avaliação da educação superior tem-se tornado um importante instrumento de gestão, uma vez que os conhecimentos e resultados produzidos nos processos avaliativos podem subsidiar a tomada de decisão e a adoção de medidas voltadas para as melhorias acadêmica e institucional, especialmente a partir da criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), ocorrida em 2004. O objetivo deste artigo é analisar como os resultados obtidos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) pelos cursos de licenciaturas em Letras, Matemática, Biologia, Educação Física e Pedagogia da Universidade de Brasília (UnB), nos anos de 2011, 2014 e 2017, foram apropriados pela gestão da UnB e contribuíram para o desenvolvimento institucional. Trata-se de estudo exploratório, de natureza qualitativa, fundamentado em revisão bibliográfica e análise dos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDIs), dos relatórios de autoavaliação institucional, manuais de planejamento e entrevistas realizadas com coordenadores de cursos e membro da gestão da Universidade. Ao adotar os estudos da Nova Gestão Pública (NGP) como referencial teórico, a pesquisa revelou que o Enade tem sido considerado parte de um processo avaliativo mais regulatório do que formativo. Entretanto, na realidade pesquisada, o Exame vem-se constituindo, gradativamente, uma das referências para as ações de melhoria das qualidades acadêmica e institucional. O estudo permitiu concluir que o uso dos resultados do Enade, quando associado à prática da avaliação institucional, pode

subsidiar a tomada de decisão, contribuindo para a promoção do desenvolvimento

dos cursos e da Instituição.
Palavras-chave: Educação superior, Enade, gestão, Sinaes.

Biografia do Autor

Jane Cristina da Silva Pinto, Universidade de Brasília (UnB)

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestre e Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB) e integrante do Grupo de Estudos de Políticas de Avaliação da Educação Superior (GEPAES/UnB).

Amanda Guedes Andrade Bedritichuk, Fundação Universidade de Brasília

Graduada em Estatística pela Universidade de Brasília (UnB). Possui Mestrado em Educação pela UnB, com ênfase em Políticas Públicas para a Educação Superior e construção de Instrumentos de Avaliação. Atualmente, é Estatística da Fundação Universidade de Brasília, atuando na avaliação institucional e de cursos e na produção de informações gerenciais. É integrante do Grupo de Estudos de Políticas de Avaliação da Educação Superior (GEPAES/UnB).

Geusiani Pereira Silva e Nascimento, Unimontes

Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Especialista em Sociologia e Política e Mestre em Desenvolvimento Social pela Unimontes e Doutoranda em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Atua como professora do curso de Serviço Social da Unimontes e é integrante do Grupo de Estudos de Políticas de Avaliação da Educação Superior (GEPAES/UnB) e do GEPSS (Grupo de Estudos e Pesquisas em Serviço Social/Unimontes).

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Publicado

2024-06-17

Como Citar

Pinto, J. C. da S., Bedritichuk, A. G. A., & Nascimento, G. P. S. e. (2024). AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O USO DOS RESULTADOS DO ENADE NA GESTÃO ACADÊMICA E INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. PESQUISA EM FOCO, 29(1). https://doi.org/10.18817/pef.v29i1.3744