PERFIL ACADÊMICO DOS ESTUDANTES E PRÁTICAS DE GESTÃO E ACADÊMICAS NA UnB: UMA LEITURA A PARTIR DO ENADE 2011, 2014 e 2017
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v29i1.3746Resumo
O objetivo deste artigo é analisar as correlações do perfil acadêmico dos estudantes com o desempenho no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2011, 2014 e 2017 dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Educação Física, Letras-Português, Matemática e Pedagogia da Universidade de Brasília (UnB), a partir de dados do Questionário do Estudante, entrevistas semiestruturadas e análise documental. O estudo considerou as variáveis situação de trabalho, em horas semanais trabalhadas; forma de ingresso, relativa especificamente às políticas de ação afirmativa; e motivação para a escolha do curso. Na abordagem qualitativa, foram analisadas as políticas institucionais, as práticas de gestão e acadêmicas implementadas na UnB e o desempenho dos estudantes no Enade. Os resultados permitiram concluir que a variável situação de trabalho do concluinte tem características semelhantes nas licenciaturas pesquisadas, sendo a categoria “não estou trabalhando” a mais comum nos cursos investigados. Com relação às políticas de ação afirmativa, apesar do aumento de estudantes provenientes de classes populares, o estudo concluiu que houve redução no percentual de cotistas. Os cursos de Ciências Biológicas e Matemática destoaram do perfil médio das licenciaturas analisadas, tendo aumentado, no período, o quantitativo de concluintes que não ingressaram por ação afirmativa. Quanto à motivação de escolha do curso, os dados analisados se referem a 2014 e 2017, pois em 2011 essa variável não fazia parte do questionário. O motivo de escolha mais apontado pelos concluintes foi “vocação”, seguido pela categoria “outros motivos”, sendo muito pouco listada a resposta “prestígio social”, independente de ano e curso.
Palavras-chave: educação superior, ENADE, perfil discente, práticas de gestão e acadêmicas.