PERFIL ACADÊMICO DOS ESTUDANTES E PRÁTICAS DE GESTÃO E ACADÊMICAS NA UnB: UMA LEITURA A PARTIR DO ENADE 2011, 2014 e 2017

Autores

  • José Vieira de Sousa UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
  • Adriana Rezende Vargas UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
  • Marina Vianna de Souza UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v29i1.3746

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as correlações do perfil acadêmico dos estudantes com o desempenho no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2011, 2014 e 2017 dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Educação Física, Letras-Português, Matemática e Pedagogia da Universidade de Brasília (UnB), a partir de dados do Questionário do Estudante, entrevistas semiestruturadas e análise documental. O estudo considerou as variáveis situação de trabalho, em horas semanais trabalhadas; forma de ingresso, relativa especificamente às políticas de ação afirmativa; e motivação para a escolha do curso. Na abordagem qualitativa, foram analisadas as políticas institucionais, as práticas de gestão e acadêmicas implementadas na UnB e o desempenho dos estudantes no Enade. Os resultados permitiram concluir que a variável situação de trabalho do concluinte tem características semelhantes nas licenciaturas pesquisadas, sendo a categoria “não estou trabalhando” a mais comum nos cursos investigados. Com relação às políticas de ação afirmativa, apesar do aumento de estudantes provenientes de classes populares, o estudo concluiu que houve redução no percentual de cotistas. Os cursos de Ciências Biológicas e Matemática destoaram do perfil médio das licenciaturas analisadas, tendo aumentado, no período, o quantitativo de concluintes que não ingressaram por ação afirmativa. Quanto à motivação de escolha do curso, os dados analisados se referem a 2014 e 2017, pois em 2011 essa variável não fazia parte do questionário. O motivo de escolha mais apontado pelos concluintes foi “vocação”, seguido pela categoria “outros motivos”, sendo muito pouco listada a resposta “prestígio social”, independente de ano e curso.

Palavras-chave: educação superior, ENADE, perfil discente, práticas de gestão e acadêmicas.

Biografia do Autor

José Vieira de Sousa, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Adriana Rezende Vargas, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Marina Vianna de Souza, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Downloads

Publicado

2024-06-17

Como Citar

Sousa, J. V. de, Vargas, A. R., & Souza, M. V. de. (2024). PERFIL ACADÊMICO DOS ESTUDANTES E PRÁTICAS DE GESTÃO E ACADÊMICAS NA UnB: UMA LEITURA A PARTIR DO ENADE 2011, 2014 e 2017. PESQUISA EM FOCO, 29(1). https://doi.org/10.18817/pef.v29i1.3746