DESVELANDO O USO DOS TERMOS CIENTÍFICOS MINERAIS OCEÂNICOS E INFUSÃO DE OXIGÊNIO EM XAMPUS
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v29i2.3975Resumo
Temos vivenciado um aumento no consumo de produtos industrializados, principalmente de cosméticos. Nos xampus, o uso de termos científicos explícitos nos rótulos dos produtos, mediante o marketing científico, corrobora para a ascensão desses produtos na sociedade que, por muitas vezes, não compreendem, de forma adequada, o significado desses termos no âmbito da ciência, o que resulta no “conhecimento científico vernacular”. A partir desse contexto, temos trabalhado, por meio de um projeto de extensão, para desvelar o (uso do) discurso científico em nosso cotidiano para o convencimento de diferentes públicos-alvo, e como essas discussões podem contribuir para o ensino de Ciências crítico. O objetivo do presente trabalho é examinar dois termos científicos presentes em rótulos de xampus: minerais oceânicos e infusão de oxigênio. A pesquisa foi realizada em três etapas: (i) seleção de xampus com termos científicos presentes nos rótulos; (ii) compreensão dos significados dos termos científicos; (iii) análise, comparação e descrição dos termos científicos. Os resultados indicam que os dois termos científicos pesquisados estão associados à propriedades desejáveis para o contexto capilar, tais como a diminuição da caspa e da queda de cabelos. No entanto, o termo infusão de oxigênio, que caracteriza uma técnica para queda de cabelo eficiente em situações específicas, parece ser aplicada de forma equivocada em xampus, devido a impossibilidade de “aprisionar” o gás oxigênio em xampus. Argumentamos que, a disseminação de termos científicos na sociedade contribui para o desenvolvimento do “conhecimento científico vernacular”, cujo processo de disseminação pode ser explorado para o ensino de Ciências crítico.
Palavras-chave: Conhecimento Científico Vernacular, Ensino de Ciências Crítico, Marketing Científico.