DESVELANDO O USO DOS TERMOS CIENTÍFICOS MINERAIS OCEÂNICOS E INFUSÃO DE OXIGÊNIO EM XAMPUS

Autores

  • Joao Victor Nunes Durço Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Rafaelle Bonzanini Romero Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Adriano Lopes Romero Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v29i2.3975

Resumo

Temos vivenciado um aumento no consumo de produtos industrializados, principalmente de cosméticos. Nos xampus, o uso de termos científicos explícitos nos rótulos dos produtos, mediante o marketing científico, corrobora para a ascensão desses produtos na sociedade que, por muitas vezes, não compreendem, de forma adequada, o significado desses termos no âmbito da ciência, o que resulta no “conhecimento científico vernacular”. A partir desse contexto, temos trabalhado, por meio de um projeto de extensão, para desvelar o (uso do) discurso científico em nosso cotidiano para o convencimento de diferentes públicos-alvo, e como essas discussões podem contribuir para o ensino de Ciências crítico. O objetivo do presente trabalho é examinar dois termos científicos presentes em rótulos de xampus: minerais oceânicos e infusão de oxigênio. A pesquisa foi realizada em três etapas: (i) seleção de xampus com termos científicos presentes nos rótulos; (ii) compreensão dos significados dos termos científicos; (iii) análise, comparação e descrição dos termos científicos. Os resultados indicam que os dois termos científicos pesquisados estão associados à propriedades desejáveis para o contexto capilar, tais como a diminuição da caspa e da queda de cabelos. No entanto, o termo infusão de oxigênio, que caracteriza uma técnica para queda de cabelo eficiente em situações específicas, parece ser aplicada de forma equivocada em xampus, devido a impossibilidade de “aprisionar” o gás oxigênio em xampus. Argumentamos que, a disseminação de termos científicos na sociedade contribui para o desenvolvimento do “conhecimento científico vernacular”, cujo processo de disseminação pode ser explorado para o ensino de Ciências crítico.

 

Palavras-chave: Conhecimento Científico Vernacular, Ensino de Ciências Crítico, Marketing Científico.

Biografia do Autor

Joao Victor Nunes Durço, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Licenciando em Química pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus Campo Mourão

Rafaelle Bonzanini Romero, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Química pela UNICAMP. Professora do Departamento Acadêmico de Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus Campo Mourão.

Adriano Lopes Romero, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Educação em Ciência pela UNIOESTE. Professor do Departamento Acadêmico de Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus Campo Mourão.

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

Durço, J. V. N., Romero, R. B., & Romero, A. L. (2024). DESVELANDO O USO DOS TERMOS CIENTÍFICOS MINERAIS OCEÂNICOS E INFUSÃO DE OXIGÊNIO EM XAMPUS . PESQUISA EM FOCO, 29(2). https://doi.org/10.18817/pef.v29i2.3975