PROJETOS DE VIDA NO ENSINO MÉDIO: O QUE OS JOVENS NOS DISSERAM?

Autores

  • Amanda Félix da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Ramon de Oliveira UFPE

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v29i2.3977

Resumo

Apresenta-se os resultados de uma pesquisa realizada em uma instituição da rede estadual de Pernambuco, sobre a importância da escola para os projetos de vida dos jovens do ensino médio integrado. Os dados são provenientes da aplicação de questionários e da realização de entrevistas com estudantes do último ano do ensino médio. Constatou-se que os jovens reconhecem a importância da escola para seus projetos de vida, contudo, apontam para a necessidade de outra dinâmica no interior da escola. Querem ser mais ouvidos, partilharem suas dúvidas e incertezas com os professores. Mesmo realizando um curso técnico, predomina entre eles o interesse em chegar ao ensino superior. Indicam os professores como a maior interferência da escola em seus projetos de vida.

 

Palavras-chaves: Juventude, ensino médio, projetos de vida, escola pública, Pernambuco.

Biografia do Autor

Amanda Félix da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco

Ramon de Oliveira, UFPE

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE

Downloads

Publicado

2024-12-31

Como Citar

Amanda Félix da Silva, & Ramon de Oliveira. (2024). PROJETOS DE VIDA NO ENSINO MÉDIO: O QUE OS JOVENS NOS DISSERAM?. PESQUISA EM FOCO, 29(2). https://doi.org/10.18817/pef.v29i2.3977