OS SENTIDOS SOBRE A INCLUSÃO: UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS À PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, ENTRE 1989 E 2021

Autores

  • Fernando da Silva Cardoso Universidade de Pernambuco
  • Lisandra Monteiro Cavalcanti Maciel Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v29i2.3978

Resumo

No presente estudo discutimos os sentidos sobre a inclusão a partir do mapeamento de políticas públicas implementadas em relação à pessoa com deficiência entre os anos de 1989 e 2021 no Brasil.  A partir de uma revisão sistemática de literatura e levantamento de dados secundários, procuramos refletir sobre o trajeto histórico da inclusão de pessoas com deficiência e a consolidação da educação especial no Brasil ao longo das três últimas décadas. A pesquisa revelou os sentidos sobre a inclusão, processo de desenvolvimento da educação inclusiva, a partir da Constituição de 1988, foi mobilizado, sobretudo, a partir de mecanismos de acesso à educação, garantia da organização pedagógica, gestão, organização de recursos didáticos, qualificação profissional e adequação dos ambientes escolares. O mapeamento das políticas também revelou o declínio do amplo desenvolvimento de ações inclusivas a partir de agendas governamentais recentes, de cunho neoliberal e conservador.

 

Palavras-chave: Educação especial, Pessoa com deficiência, Políticas públicas, Inclusão.

Biografia do Autor

Fernando da Silva Cardoso, Universidade de Pernambuco

Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professor na Universidade de Pernambuco, PE, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8460-0406

Lisandra Monteiro Cavalcanti Maciel, Universidade de Pernambuco

Graduanda em Direito na Universidade de Pernambuco, PE, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7377-040X.

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

Fernando da Silva Cardoso, & Lisandra Monteiro Cavalcanti Maciel. (2024). OS SENTIDOS SOBRE A INCLUSÃO: UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS À PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, ENTRE 1989 E 2021 . PESQUISA EM FOCO, 29(2). https://doi.org/10.18817/pef.v29i2.3978