DIÁLOGOS ENTRE DIFUSÃO CIENTÍFICA E ACESSIBILIDADE NA ERA DIGITAL

Autores

  • Rachel Soutelinho Ferreira Zacarias Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Christine Ruta Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Meriane dos Santos Paula Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Mariana de Vasconcelos Contins Gonçalves Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v29i2.3979

Resumo

O presente artigo investiga o papel do Instagram como uma ferramenta no processo de ensino e aprendizagem de Biologia em Libras. Foi realizado um estudo de caso com abordagem metodológica descritiva e natureza qualitativa, focado no perfil do projeto “Scientificarte” no Instagram. Durante o período de 2021 a 2023, foram analisados um total de 47 Reels, que abordavam conteúdos de Biologia. Os resultados obtidos destacam o Instagram como um recurso pedagógico relevante, tanto para estudantes como para professores, permitindo uma ampla divulgação de temas científicos, como “Insetos” e “Artrópodes”. Ao reconhecer o potencial do Instagram como uma ferramenta de ensino, é possível aproximar diversos conhecimentos acadêmicos à sociedade, promovendo a inclusão de materiais educacionais direcionados aos professores da educação básica.

 

PALAVRAS-CHAVE: ciências, inclusão, libras, surdo, rede social.

Biografia do Autor

Rachel Soutelinho Ferreira Zacarias, Universidade Federal do Rio de Janeiro

[1] Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Christine Ruta, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Departamento de Zoologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Meriane dos Santos Paula, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Mariana de Vasconcelos Contins Gonçalves, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Fórum de Ciência e Cultura, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-12-31

Como Citar

Rachel Soutelinho Ferreira Zacarias, Christine Ruta, Meriane dos Santos Paula, & Mariana de Vasconcelos Contins Gonçalves. (2024). DIÁLOGOS ENTRE DIFUSÃO CIENTÍFICA E ACESSIBILIDADE NA ERA DIGITAL. PESQUISA EM FOCO, 29(2). https://doi.org/10.18817/pef.v29i2.3979