DIÁLOGOS ENTRE DIFUSÃO CIENTÍFICA E ACESSIBILIDADE NA ERA DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v29i2.3979Resumo
O presente artigo investiga o papel do Instagram como uma ferramenta no processo de ensino e aprendizagem de Biologia em Libras. Foi realizado um estudo de caso com abordagem metodológica descritiva e natureza qualitativa, focado no perfil do projeto “Scientificarte” no Instagram. Durante o período de 2021 a 2023, foram analisados um total de 47 Reels, que abordavam conteúdos de Biologia. Os resultados obtidos destacam o Instagram como um recurso pedagógico relevante, tanto para estudantes como para professores, permitindo uma ampla divulgação de temas científicos, como “Insetos” e “Artrópodes”. Ao reconhecer o potencial do Instagram como uma ferramenta de ensino, é possível aproximar diversos conhecimentos acadêmicos à sociedade, promovendo a inclusão de materiais educacionais direcionados aos professores da educação básica.
PALAVRAS-CHAVE: ciências, inclusão, libras, surdo, rede social.