A DIMENSÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOB A ÓPTICA DOS DOCENTES: ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DE SÃO LUÍS, MARANHÃO
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v29i2.3980Resumo
A inclusão da Educação Ambiental (EA) no Projeto Político Pedagógico (PPP) tem como objetivo primordial proporcionar aos estudantes uma formação integral, preparando-os para enfrentar os desafios ambientais do século XXI. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi analisar a percepção dos professores em relação à presença e importância da Educação Ambiental no Projeto Político Pedagógico do Centro Educa Mais Prof. Ignácio Rangel, São Luís – MA. Bem como também, identificar os desafios enfrentados pelos professores na integração da dimensão ambiental no processo de ensino-aprendizagem. A coleta de dados ocorreu entre dezembro de 2022 e junho de 2023, por meio da aplicação de formulário semiestruturado do Google forms, direcionados aos professores da instituição. Esse formulário foi dividido em três seções: informações gerais dos participantes, percepção sobre as práticas de EA na escola e EA na dimensão do PPP. Após análise dos dados coletados, foi constatado que, para além dos docentes que apresentaram um engajamento constante nas atividades de EA na instituição, há também aqueles que não se dedicam tanto a tais atividades. A falta de participação desses professores pode ser atribuída a diferentes motivos, como a carência de conhecimentos específicos, a ausência de recursos adequados ou as restrições de tempo e de espaço dentro do currículo escolar. Portanto, é crucial que a escola ofereça suporte e recursos adequados aos professores para que possam desenvolver atividades de EA, capacitando-os e encorajando-os a compartilhar boas práticas. Além disso, é importante rever o PPP, assegurando a inclusão abrangente e transversal da EA.
Palavras-chave: Gestão Escolar, Práticas Pedagógicas, Educação Ambiental.