COMPETÊNCIAS DIGITAIS E SUAS APLICAÇÕES PEDAGÓGICAS: UMA AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra Universidade Estadual do Maranhão
  • José António Moreira Departamento de Educação e Ensino a Distância (DEED) da Universidade Aberta
  • Sara Dias-Trindade Universidade de Coimbra
  • Thiago Anchieta de Melo Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v29i2.3982

Resumo

A contemporaneidade requer de nós, professores de todas as modalidades e níveis do ensino, que sejamos letrados digitalmente a ponto de fazer uso das Tecnologias Digitais de Informação de Comunicação (TDIC) de forma segura, crítica, responsável e transformadora. Aferir, dessa forma, o perfil tecnocompetentes de professores é o primeiro passo do processo de criação de uma geração de docentes capazes de introduzir as tecnologias em suas práticas professorais. Por isso, este estudo objetivou aferir, por meio da escala do DigCompEdu Check-in, as habilidades tecnopedagógicas dos professores Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, quanto ao uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), nas diferentes áreas do conhecimento. O trabalho partiu do entendimento daquilo que envolve as competências digitais, até a aplicação do instrumento de avaliação de forma virtual. Os resultados revelaram que a UEMA conta com professores inseridos em todos os níveis de fluência tecnopedagógica, segundo a escala do DigCompEdu, com maior concentração dos docentes nos níveis A2, explorador e B1, integrador. Isto posto, estes professores necessitam aprimorar suas competências digitais para enfrentar os desafios do mundo tecnológico, uma vez que a fluência digital permite enriquecer as práticas de ensino e o próprio desenvolvimento profissional, para além das competências digitais básicas, gerando uma educação transformadora e alinhada as competências requeridas no mundo moderno.

 

Palavras-chave: Educação superior, Diagnóstico, DigCompEdu, Tecnocompetências, Tecnologias, TDIC.

Biografia do Autor

Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra, Universidade Estadual do Maranhão

Doutora em Fitopatologia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com estágio Pós-Doutoral em Tecnologias Digitais Aplicadas ao Ensino, pela Universidade de Coimbra, Portugal. Professora da Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, São Luís, Maranhão, Brasil.

José António Moreira, Departamento de Educação e Ensino a Distância (DEED) da Universidade Aberta

Doutor em Ciências da Educação. Professor Auxiliar no Departamento de Educação e Ensino a Distância (DEED) da Universidade Aberta

Sara Dias-Trindade, Universidade de Coimbra

Doutora em História - Didática, Universidade de Coimbra; Universidade de Coimbra, Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20), Faculdade de Letras (DHEEAA).

Thiago Anchieta de Melo, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Professor na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), São Luís, Maranhão, Brasil

Downloads

Publicado

2024-12-31

Como Citar

Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra, José António Moreira, Sara Dias-Trindade, & Thiago Anchieta de Melo. (2024). COMPETÊNCIAS DIGITAIS E SUAS APLICAÇÕES PEDAGÓGICAS: UMA AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR. PESQUISA EM FOCO, 29(2). https://doi.org/10.18817/pef.v29i2.3982