APRENDER ENSINANDO: O ESTÁGIO DOCENTE/CAPES E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO E CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA DIDÁTICO-FEMINISTA

Autores

  • Thaiana Machado dos Anjos PUCRS
  • Edla Eggert PUC/RS

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v29i2.3983

Resumo

Esse artigo analisa a Didática sendo interpenetrada pelos conhecimentos da educação popular feminista e de leituras antirracistas. Tem por base a realização de estágio docente de uma doutoranda em Educação, na disciplina de Didática para licenciaturas, na Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, no ano de 2022. Apresenta um breve contexto do estágio docente no Brasil vinculado à Área da Educação e problematiza o quesito formativo da Pós-Graduação por meio do estágio docente, que carece de reconhecimento para a formação docente na Educação Superior. A descrição e análise tanto da doutoranda quanto da supervisora buscam distinguir os processos produzidos no semestre, com o desafio de provocar desconstruções teóricas do campo didático por meio das nossas marcas pedagógicas vivenciadas pela educação popular, pelos estudos feministas e antirracistas. Concluiu-se que as experiências interpenetraram conhecimentos disruptores confrontados com o sistema patriarcal e capitalista e desencadeiam outras formas de planejar, conduzir e dinamizar os processos pedagógicos em sala de aula.

 

Palavras-chave: estágio docente Capes, experiência docente, didática feminista, pós-graduação.

Biografia do Autor

Thaiana Machado dos Anjos, PUCRS

Doutoranda em Educação na PUCRS, com Bolsa PROEX - modalidade II - da CAPES, orientada pela Profa. Edla Eggert. Integrante do Grupo de Pesquisa Educação, Gênero e Trabalho Artesanal (PUCRS). É Pedagoga no IFRS, Campus Restinga, recebendo apoio da instituição mediante afastamento integral para qualificação Stricto Sensu.

Edla Eggert, PUC/RS

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – Escola de Humanidades PUC/RS, Pesquisadora CNPq – 1B.

Downloads

Publicado

2024-12-31

Como Citar

Thaiana Machado dos Anjos, & Edla Eggert. (2024). APRENDER ENSINANDO: O ESTÁGIO DOCENTE/CAPES E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO E CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA DIDÁTICO-FEMINISTA . PESQUISA EM FOCO, 29(2). https://doi.org/10.18817/pef.v29i2.3983