CONTRIBUIÇÕES DA LUDICIDADE ATRAVÉS DE JOGOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA REVISÃO DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v29i2.3984Resumo
O jogo como comportamento lúdico torna-se uma ferramenta educacional importante e indispensável no processo de ensino e aprendizagem dos alunos em fase escolar, no contexto da Educação Física, os profissionais devem utilizar desses recursos didáticos de forma que despertem a atenção dos alunos para a prática esportiva de maneira lúdica, proporcionando assim o desenvolvimento das atividades de maneira efetiva. Assim, a pesquisa tem por objetivo: analisar as contribuições dos jogos como atividades lúdicas nas aulas de Educação Física no processo de ensino e aprendizagem. Metodologia do estudo, trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter de revisão de literatura em que a busca do material foi realizada na biblioteca eletrônica do Scientific Electronic Library Online (SciELO), bem como na base de dados da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Os resultados apontam que a ludicidade permite uma ampliação de mundo e de desenvolvimento global no contexto da aprendizagem sobre as coisas que estão à nossa volta de maneira dinâmica e didática. É por meio da criatividade e das descobertas que o aluno se expressa, analisa, compara e transforma o contexto. Conclui-se que no ensino da educação física, o professor pode utilizar das diferentes técnicas para aplicação dos conteúdos por meio da inserção dos jogos para um melhor desenvolvimento das aulas e alcance dos objetivos, uma vez que através da ludicidade será possível influenciar nos fatores de ensino do educador e, também, favorecer uma aprendizagem significativa aos estudantes.
Palavras-chave: educação física escolar, ludicidade, jogos.