CONTRIBUIÇÕES DA LUDICIDADE ATRAVÉS DE JOGOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores

  • Júlio César Ribeiro Campos De Sá Universidade Estadual do Maranhão
  • Marcos Antonio do Nascimento Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
  • Maria da Conceição Rodrigues Vasconcelos Fernandes Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v29i2.3984

Resumo

O jogo como comportamento lúdico torna-se uma ferramenta educacional importante e indispensável no processo de ensino e aprendizagem dos alunos em fase escolar, no contexto da Educação Física, os profissionais devem utilizar desses recursos didáticos de forma que despertem a atenção dos alunos para a prática esportiva de maneira lúdica, proporcionando assim o desenvolvimento das atividades de maneira efetiva. Assim, a pesquisa tem por objetivo:  analisar as contribuições dos jogos como atividades lúdicas nas aulas de Educação Física no processo de ensino e aprendizagem. Metodologia do estudo, trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter de revisão de literatura em que a busca do material foi realizada na biblioteca eletrônica do Scientific Electronic Library Online (SciELO), bem como na base de dados da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Os resultados apontam que a ludicidade permite uma ampliação de mundo e de desenvolvimento global no contexto da aprendizagem sobre as coisas que estão à nossa volta de maneira dinâmica e didática.  É por meio da criatividade e das descobertas que o aluno se expressa, analisa, compara e transforma o contexto. Conclui-se que no ensino da educação física, o professor pode utilizar das diferentes técnicas para aplicação dos conteúdos por meio da inserção dos jogos para um melhor desenvolvimento das aulas e alcance dos objetivos, uma vez que através da ludicidade será possível influenciar nos fatores de ensino do educador e, também, favorecer uma aprendizagem significativa aos estudantes.

 

Palavras-chave: educação física escolar, ludicidade, jogos.

 

Biografia do Autor

Júlio César Ribeiro Campos De Sá, Universidade Estadual do Maranhão

Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Marcos Antonio do Nascimento, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Doutor em ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professor Adjunto I do curso de Educação Física Licenciatura da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Coordenador do grupo de estudos em Fisiologia, Nutrição e Exercício (FiNEx/UEMA/CNPq).

Maria da Conceição Rodrigues Vasconcelos Fernandes, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Especialista em docência no ensino superior pela Faculdade Adelmar Rosado (FAR), especialista em educação global, inteligências humanas e construção a cidadania pela Faculdade de Ensino Superior do Nordeste (FAESNE). Professora substituta do curso de Educação Física Licenciatura da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e professora formadora na Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Downloads

Publicado

2024-12-31

Como Citar

Júlio César Ribeiro Campos De Sá, Marcos Antonio do Nascimento, & Maria da Conceição Rodrigues Vasconcelos Fernandes. (2024). CONTRIBUIÇÕES DA LUDICIDADE ATRAVÉS DE JOGOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA REVISÃO DA LITERATURA. PESQUISA EM FOCO, 29(2). https://doi.org/10.18817/pef.v29i2.3984