A SOCIEDADE UTÓPICA E A EDUCAÇÃO IDEAL

Autores

  • Thamiris Dias Vasconcelos UNESPAR
  • Conceição Solange Bution Perin Universidade Estadual de Maringá – UEM
  • Raquel da Silva Pinto UNESPAR

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v29i2.3985

Resumo

Qual seria a organização educacional ideal? Esse é o núcleo duro de muitas pesquisas em educação. A partir dessa indagação, emergem ramificações sobre a melhor metodologia de ensino, o material didático mais completo, em temas como: “a educação em período integral seria a saída para uma formação de qualidade?”; “Privatização da educação”; “democratização do ensino”; o que seria o ideal? Thomas More (1478 – 1535), no século XVI, já escrevia sobre o assunto, ainda que indiretamente. Em seu livro Utopia, More idealiza a sociedade perfeita, tendo como base uma educação virtuosa. No livro Um de Utopia, fica clara a intenção de More em descrever como uma crítica uma sociedade oposta à Inglaterra do século XVI — na qual prevalecia a desigualdade social — e o que nos chama a atenção é que a base para a transformação social idealizada por More se dá, quase que exclusivamente, por meio da educação, ou melhor, da indissociabilidade entre o que hoje chamamos de Estado – Família – Sociedade. Após quinhentos anos, essa ainda é uma utopia para nós, Brasil do século XXI. É sobre a educação utópica de More que este artigo pretende tratar, qual a educação ideal na sociedade ideal? A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma análise bibliográfica, sob os meios de compreensão que unem passado-presente-futuro, com o cuidado de não fazer analogia, mas sob a ótica da longa duração, identificando rupturas e continuidades históricas, levando em consideração o período e as exigências de cada um dos diferentes momentos com a formação de seus atores.

 

Palavras-chave: Educação, sociedade ideal, Utopia.

 

Biografia do Autor

Thamiris Dias Vasconcelos, UNESPAR

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino: Mestrado em Formação Docente Interdisciplinar/PPIFOR - UNESPAR – Paranavaí – Paraná – Brasil.

Conceição Solange Bution Perin, Universidade Estadual de Maringá – UEM

Pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá – UEM e Estágio na Universidade de Salamanca - Espanha. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPE - Universidade Estadual de Maringá - UEM e do Programa de Pós-Graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar - PPIFOR - Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR – Paranavaí – Paraná – Brasil.

Raquel da Silva Pinto, UNESPAR

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino: Mestrado em Formação Docente Interdisciplinar/PPIFOR - UNESPAR – Paranavaí – Paraná – Brasil.

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

Thamiris Dias Vasconcelos, Conceição Solange Bution Perin, & Raquel da Silva Pinto. (2024). A SOCIEDADE UTÓPICA E A EDUCAÇÃO IDEAL. PESQUISA EM FOCO, 29(2). https://doi.org/10.18817/pef.v29i2.3985