A SOCIEDADE UTÓPICA E A EDUCAÇÃO IDEAL
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v29i2.3985Resumo
Qual seria a organização educacional ideal? Esse é o núcleo duro de muitas pesquisas em educação. A partir dessa indagação, emergem ramificações sobre a melhor metodologia de ensino, o material didático mais completo, em temas como: “a educação em período integral seria a saída para uma formação de qualidade?”; “Privatização da educação”; “democratização do ensino”; o que seria o ideal? Thomas More (1478 – 1535), no século XVI, já escrevia sobre o assunto, ainda que indiretamente. Em seu livro Utopia, More idealiza a sociedade perfeita, tendo como base uma educação virtuosa. No livro Um de Utopia, fica clara a intenção de More em descrever como uma crítica uma sociedade oposta à Inglaterra do século XVI — na qual prevalecia a desigualdade social — e o que nos chama a atenção é que a base para a transformação social idealizada por More se dá, quase que exclusivamente, por meio da educação, ou melhor, da indissociabilidade entre o que hoje chamamos de Estado – Família – Sociedade. Após quinhentos anos, essa ainda é uma utopia para nós, Brasil do século XXI. É sobre a educação utópica de More que este artigo pretende tratar, qual a educação ideal na sociedade ideal? A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma análise bibliográfica, sob os meios de compreensão que unem passado-presente-futuro, com o cuidado de não fazer analogia, mas sob a ótica da longa duração, identificando rupturas e continuidades históricas, levando em consideração o período e as exigências de cada um dos diferentes momentos com a formação de seus atores.
Palavras-chave: Educação, sociedade ideal, Utopia.