AS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURAS E A BNCC: UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Rodrigo Diaz de Vivar Y Soler Universidade Regional de Blumenau – FURB
  • Claudiroger Rombaldi Rede pública estadual de Santa Catarina.
  • Antônio José Müller Universidade Regional de Blumenau – FURB

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v29i2.3986

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar algumas considerações em torno da correlação entre as práticas corporais de aventuras e a nova Base Nacional Comum Curricular. A metodologia foi constituída por uma revisão de literatura presente em artigos acadêmicos entre 2016 a 2022. Os resultados apontam para a instrumentalização e aplicação das práticas corporais de aventuras, em consonância com as diretrizes da BNCC. Ao mesmo tempo, indicam algumas dificuldades no que se refere ao processo de consolidação de novas e outras experiências ligadas ao ensino da educação física escolar. A conclusão aponta que, se por um lado, a inclusão da educação física escolar na área de linguagens favorece os elementos de uma discussão em torno dos processos e dinâmicas culturais em torno do corpo e da subjetividade, por outro lado, indica a necessidade de uma maior visibilização dos elementos ligados aos conteúdos das práticas corporais de aventuras na relação de ensino/aprendizagem da educação física escolar.

 

Palavras-chave: práticas corporais de aventura, base nacional comum curricular, educação física escolar.

Biografia do Autor

Rodrigo Diaz de Vivar Y Soler, Universidade Regional de Blumenau – FURB

Doutor em Filosofia pela Unisinos. Professor na Universidade Regional de Blumenau – FURB, Blumenau, Brasil.

Claudiroger Rombaldi, Rede pública estadual de Santa Catarina.

Mestre em Educação pela FURB – Blumenau. Professor do ensino fundamental e médio na rede pública estadual de Santa Catarina.

Antônio José Müller, Universidade Regional de Blumenau – FURB

Doutor em Educação pela The University of Texas at El Paso. Professor na Universidade Regional de Blumenau – FURB, Blumenau, Brasil.

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

Rodrigo Diaz de Vivar Y Soler, Claudiroger Rombaldi, & Antônio José Müller. (2024). AS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURAS E A BNCC: UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR . PESQUISA EM FOCO, 29(2). https://doi.org/10.18817/pef.v29i2.3986