AS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURAS E A BNCC: UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v29i2.3986Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar algumas considerações em torno da correlação entre as práticas corporais de aventuras e a nova Base Nacional Comum Curricular. A metodologia foi constituída por uma revisão de literatura presente em artigos acadêmicos entre 2016 a 2022. Os resultados apontam para a instrumentalização e aplicação das práticas corporais de aventuras, em consonância com as diretrizes da BNCC. Ao mesmo tempo, indicam algumas dificuldades no que se refere ao processo de consolidação de novas e outras experiências ligadas ao ensino da educação física escolar. A conclusão aponta que, se por um lado, a inclusão da educação física escolar na área de linguagens favorece os elementos de uma discussão em torno dos processos e dinâmicas culturais em torno do corpo e da subjetividade, por outro lado, indica a necessidade de uma maior visibilização dos elementos ligados aos conteúdos das práticas corporais de aventuras na relação de ensino/aprendizagem da educação física escolar.
Palavras-chave: práticas corporais de aventura, base nacional comum curricular, educação física escolar.