TDIC EM ATIVIDADES REMOTAS NO ENSINO NA PANDEMIA DA COVID-19: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Autores

  • André Luis Canuto Duarte Melo Instituto Federal de Alagoas – IFAL
  • Patrícia Cavalcante de Sá Florêncio Instituto Federal de Alagoas – IFAL
  • Luis Paulo Leopoldo Mercado Universidade Federal de Alagoas – UFAL

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v29i2.3987

Resumo

O artigo apresenta o uso de tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) e o ensino remoto durante a pandemia no Brasil, objetiva identificar e descrever as fases e os conceitos gerais. De natureza qualitativa, utiliza a revisão integrativa da literatura como método. Os resultados indicam que são importantes instrumentos para a aprendizagem significativa, proporcionando uma aula mais dinâmica e interativa, além de facilitar a aprendizagem e a necessidade de investimentos em tecnologia e formação de professores.

 

Palavras-chave: Ensino remoto, pandemia, professor, revisão integrativa da literatura.

Biografia do Autor

André Luis Canuto Duarte Melo, Instituto Federal de Alagoas – IFAL

Doutorando em Educação na Universidade Federal de Alagoas. Professor no Instituto Federal de Alagoas – IFAL.

Patrícia Cavalcante de Sá Florêncio, Instituto Federal de Alagoas – IFAL

Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Alagoas. Professora no Instituto Federal de Alagoas – IFAL.

Luis Paulo Leopoldo Mercado, Universidade Federal de Alagoas – UFAL

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Professor na Universidade Federal de Alagoas – UFAL.

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

André Luis Canuto Duarte Melo, Patrícia Cavalcante de Sá Florêncio, & Luis Paulo Leopoldo Mercado. (2024). TDIC EM ATIVIDADES REMOTAS NO ENSINO NA PANDEMIA DA COVID-19: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. PESQUISA EM FOCO, 29(2). https://doi.org/10.18817/pef.v29i2.3987