ESCOLA PARA PASSAR DE ANO? UMA ANÁLISE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO DE COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v29i2.3988Resumo
Este texto é derivado de uma pesquisa de Mestrado Profissional em Educação, vinculada ao Grupo de Pesquisa Formação Docente, Direito de Aprender e Práticas Pedagógicas – FORDAPP/CNPq, desenvolvida entre os anos 2020-2021. Teve por tema as experiências de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em tempos de pandemia de Covid-19. O objetivo geral da pesquisa foi o de analisar as experiências de EJA em tempos de pandemia de Covid-19 e seus efeitos na/para a escolarização dos/as alunos/as do 9º período da referida modalidade, de uma escola da Rede Pública Municipal de Uberlândia/MG. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa de natureza qualitativa, com uso de revisão bibliográfica e pesquisa documental (Cellard, 2008). Esta última teve como corpus de investigação as legislações que dizem respeito à educação de um modo geral e às específicas da EJA, tanto nos períodos anteriores como as elaboradas especificamente em virtude da pandemia; e os materiais didáticos elaborados para o ensino remoto em tempos de pandemia, que são os PET’s – Planos de Estudos Tutorados. Neste texto, são apresentados recortes desta pesquisa documental. Os resultados apontam para a necessidade de fomentar ações educativas e formativas presenciais elaboradas com alunos/as e profissionais da EJA, afastadas da ideia de que o essencial é não perder o ano letivo; criação de espaços permanentes de diagnóstico com uso da escuta ativa sobre EJA; elaboração coletiva de Projeto de Ensino-Aprendizagem Complementar e Interdisciplinar; modificar o currículo desenvolvido, majoritariamente, na EJA, de tal sorte tornando-o flexível, materializando educação com conteúdo de caráter social, prático e teórico.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos, Currículo, Ensino-Aprendizagem.