IMPLICAÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO CTS A PARTIR DA BNCC: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v29i2.3990Resumo
Com o objetivo de analisar o que vem sendo discutido e investigado no âmbito da Educação CTS sobre a BNCC, por meio dos anais dos principais eventos de Ensino de Ciências/Física o presente artigo utilizou como objeto de investigação os anais do XII ENPEC, XIII ENPEC, XXIII SNEF, XXIV SNEF e XVIII EPEF. Para a análise dos resultados foi utilizada a Análise Textual Discursiva e se chegou à categoria denominada “Implicações para uma Educação CTS a partir da BNCC”, na qual foi possível perceber que os autores dos trabalhos publicados em eventos da Física e de Ciências trazem aspectos que indicam aproximações da BNCC com a Educação CTS, sejam elas a partir das temáticas propostas pela Base, ou por intermédio de algumas competências e habilidades que também sinalizam semelhanças em proporcionar a Alfabetização Científica. Observou-se, também, que alguns dos trabalhos sinalizaram questões mais específicas, por exemplo, para que haja uma relação efetiva é necessário trazer discussões na perspectiva de ciência e de tecnologia, envolvendo economia, política e sociedade.
Palavras-chave: BNCC, educação CTS, revisão bibliográfica.