IMPLICAÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO CTS A PARTIR DA BNCC: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Daniele Javarez de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
  • Cristiane Muenchen Universidade Federal de Santa Maria, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v29i2.3990

Resumo

Com o objetivo de analisar o que vem sendo discutido e investigado no âmbito da Educação CTS sobre a BNCC, por meio dos anais dos principais eventos de Ensino de Ciências/Física o presente artigo utilizou como objeto de investigação os anais do XII ENPEC, XIII ENPEC, XXIII SNEF, XXIV SNEF e XVIII EPEF. Para a análise dos resultados foi utilizada a Análise Textual Discursiva e se chegou à categoria denominada “Implicações para uma Educação CTS a partir da BNCC”, na qual foi possível perceber que os autores dos trabalhos publicados em eventos da Física e de Ciências trazem aspectos que indicam aproximações da BNCC com a Educação CTS, sejam elas a partir das temáticas propostas pela Base, ou por intermédio de algumas competências e habilidades que também sinalizam semelhanças em proporcionar a Alfabetização Científica. Observou-se, também, que alguns dos trabalhos sinalizaram questões mais específicas, por exemplo, para que haja uma relação efetiva é necessário trazer discussões na perspectiva de ciência e de tecnologia, envolvendo economia, política e sociedade.

 

Palavras-chave: BNCC, educação CTS, revisão bibliográfica.

Biografia do Autor

Daniele Javarez de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

Mestre em Educação Matemática e Ensino de Física. Doutoranda em Educação em Ciências na Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

Cristiane Muenchen, Universidade Federal de Santa Maria, Brasil

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora na Universidade Federal de Santa Maria, Brasil

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

Daniele Javarez de Oliveira, & Cristiane Muenchen. (2024). IMPLICAÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO CTS A PARTIR DA BNCC: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. PESQUISA EM FOCO, 29(2). https://doi.org/10.18817/pef.v29i2.3990