O ENSINAR QUÍMICA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: DESAFIOS EM TEMPOS DA PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • Jose Weliton Aguiar Dutra Universidade Federal da Paraíba – UFPB
  • Alvaro Itauna Schalcher Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA
  • Francisco Adelton Alves Ribeiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA
  • Lidiane da Silva Araújo Instituto Federal do Maranhão – IFMA

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v29i2.3991

Resumo

O Programa Residência Pedagógica (PRP) é voltado para formação inicial de professores na Educação Básica, almejando o aprimoramento das competências e habilidades dos futuros professores. Neste sentido, o presente artigo caracteriza-se como um Relato de Experiência com ênfase nas atividades exitosas de regência desenvolvidas por um residente do Subprojeto de Química do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus Codó, no respectivo programa durante o Ensino Remoto Emergencial no período de 2020 a 2022. Apresentam-se suas contribuições e os desafios enfrentados, assim como as estratégias didáticas e pedagógicas traçadas e executadas na construção do processo educativo do graduando no âmbito do Ensino de Química na Educação Básica, tais como o emprego das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, TDIC’s, e da contextualização das aulas dialogadas de modo remoto, considerando a realidade educacional vivenciada pelos sujeitos do PRP na escola-campo. A vivência neste programa, além de ter possibilitado experimentar o desafio de ensinar Química na condição de professor, contribuiu efetivamente na interpretação detalhada acerca de vários procedimentos operacionais, didático-pedagógicos e humanos no universo da escola, tanto formal quanto não formal, somando-se à práxis apresentada na academia com a práxis realizada no chão da escola, mesmo que virtual.

 

Palavras-chave: Ensino remoto emergencial, formação docente, práxis, tecnologias digitais.

Biografia do Autor

Jose Weliton Aguiar Dutra, Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Mestrando em Química na Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4166-7560.

Alvaro Itauna Schalcher Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA

Doutor em Engenharia e Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5415-9701.

Francisco Adelton Alves Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA

Doutor em Biotecnologia. Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2850-8028.

Lidiane da Silva Araújo, Instituto Federal do Maranhão – IFMA

Doutora em Química pela Universidade de São Paulo. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal do Maranhão – IFMA, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-12-31

Como Citar

Jose Weliton Aguiar Dutra, Alvaro Itauna Schalcher Pereira, Francisco Adelton Alves Ribeiro, & Lidiane da Silva Araújo. (2024). O ENSINAR QUÍMICA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: DESAFIOS EM TEMPOS DA PANDEMIA DA COVID-19. PESQUISA EM FOCO, 29(2). https://doi.org/10.18817/pef.v29i2.3991