O ENSINAR QUÍMICA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: DESAFIOS EM TEMPOS DA PANDEMIA DA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v29i2.3991Resumo
O Programa Residência Pedagógica (PRP) é voltado para formação inicial de professores na Educação Básica, almejando o aprimoramento das competências e habilidades dos futuros professores. Neste sentido, o presente artigo caracteriza-se como um Relato de Experiência com ênfase nas atividades exitosas de regência desenvolvidas por um residente do Subprojeto de Química do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus Codó, no respectivo programa durante o Ensino Remoto Emergencial no período de 2020 a 2022. Apresentam-se suas contribuições e os desafios enfrentados, assim como as estratégias didáticas e pedagógicas traçadas e executadas na construção do processo educativo do graduando no âmbito do Ensino de Química na Educação Básica, tais como o emprego das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, TDIC’s, e da contextualização das aulas dialogadas de modo remoto, considerando a realidade educacional vivenciada pelos sujeitos do PRP na escola-campo. A vivência neste programa, além de ter possibilitado experimentar o desafio de ensinar Química na condição de professor, contribuiu efetivamente na interpretação detalhada acerca de vários procedimentos operacionais, didático-pedagógicos e humanos no universo da escola, tanto formal quanto não formal, somando-se à práxis apresentada na academia com a práxis realizada no chão da escola, mesmo que virtual.
Palavras-chave: Ensino remoto emergencial, formação docente, práxis, tecnologias digitais.