PROPOSTA TEÓRICA: UTILIZAÇÃO DAS CIÊNCIAS NATURAIS E GEOGRAFIA COMO SUPORTE PARA A IMPLANTAÇÃO DA TEMÁTICA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Allana Karen Penha Rodrigues
  • Rita Maria de Sousa Lima
  • Hermínio de Sousa Lima

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v16i1.9

Resumo

A utilização das matérias Geografia e Ciências Naturais para o ensino da Educação Ambiental tornam-se mais que uma ferramenta viável dentro da sala de aula. Apesar de existir a lei 9.795/99, na qual rege toda a transmissão do saber e a formação de uma consciência ambiental, aos estudantes de ensino fundamental, fica evidente a necessidade da utilização de artifícios ao enfocar a temática ambiental, que é transdiciplinar. Onde a compreensão do espaço geográfico, nos aspectos físicos e na relação antrópica com o meio faz-se mais do que presente na abordagem da disciplina Geografia e as interações biológicas do homem com a natureza enfocando as múltiplas relações dos seres vivos entre si e com o ambiente, através das Ciências Naturais, proporcionando inúmeras variações de abordagens necessárias para as discussões formadoras de um senso conservador e preservacionista da natureza dando ao aluno a chance de desenvolver a sua consciência e seu papel frente à natureza.

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Como Citar

Rodrigues, A. K. P., Lima, R. M. de S., & Lima, H. de S. (2008). PROPOSTA TEÓRICA: UTILIZAÇÃO DAS CIÊNCIAS NATURAIS E GEOGRAFIA COMO SUPORTE PARA A IMPLANTAÇÃO DA TEMÁTICA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL. PESQUISA EM FOCO, 16(1). https://doi.org/10.18817/pef.v16i1.9

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