CHAMADA DE ARTIGOS DOSSIÊ 2024.2 - “Mulheres no medievo: protagonismo, autoria e representações”

2024-02-26

DOSSIÊ 2024.2 - “Mulheres no medievo: protagonismo, autoria e representações”

“Women in the Middle Ages: protagonism, authorship and representations”

 

Organizadoras: Isabela Albuquerque (UPE/Campus Garanhuns)

                            Fernanda Cardoso Nunes (UECE-FAFIDAM)

 

Prazo/Deadline:  20 de agosto de 2024/August, 20th, 2024

Os historiadores sociais supuseram as mulheres como uma categoria homogênea, definidas como pessoas biologicamente femininas que, mesmo circulando em papéis e contextos distintos, mantinha sua essência inalterada. Essa leitura contribuiu nos anos 70 para o discurso da identidade coletiva, firmando-se o antagonismo homem versus mulher, favorecendo assim uma mobilização política no âmbito do movimento feminista. A emergência da história das mulheres desempenhou um papel primordial na desmistificação das correntes historiográficas herdeiras do iluminismo e derrubaram a suposta imparcialidade de suas leituras e interpretações, tendo em vista que tais autores eliminavam as mulheres das suas narrativas (Soihet, 1997, p. 97) e este campo de estudos foi de fundamental importância para questionar e desconstruir esquemas globalizantes e lineares a respeito dos processos históricos nacional e universal.

Uma importante contribuição para a história das mulheres foram os estudos de gênero. Em seu célebre artigo “Gênero: uma categoria útil de análise histórica”, publicado em 1990 e traduzido para a língua portuguesa em 1995, a historiadora americana Joan Scott aponta que o termo gênero implica uma ampla gama de posições teóricas quanto de simples referências descritivas às relações entre os sexos; utilizado para designar as relações sociais entre eles (Scott, 1995, p. 73-75).  No âmbito dos estudos literários, o recente resgate e a inclusão de autoras dentro do cânone literário medieval.O protagonismo dessas mulheres de letras vem sendo cada vez mais destacado e  traz uma nova luz sobre  questões de autoria, gênero e representação feminina no medievo.

O protagonismo masculino dentro dos estudos históricos e literários, entretanto, levou a um questionamento, a partir da década de sessenta: onde estão as mulheres na história? E na literatura medieval? A proposta deste dossiê, “Mulheres no medievo: protagonismo, autoria e representações”, consiste em reunir artigos de doutores/as tem por objetivo reunir trabalhos a respeito de temáticas relacionadas a mulheres no período medieval.