A Inquisição como Instituição na Idade Média
Palavras-chave:
Inquisição, Instituição, Bem comumResumo
Resumo: Este trabalho tem por objetivo revisar e atualizar algumas das discussões abordadas na dissertação de mestrado intitulada Em Defesa da Cristandade: O conceito de “bem comum” para Tomás de Aquino na Suma Teológica, publicada pelo mesmo autor em fevereiro de 2016. Esta apresentação visa abordar em particular o tema do estabelecimento do aparato inquisitorial na Idade Média a partir de uma revisão historiográfica do conceito de inquisição e também do conceito de instituição. Essa atualização da discussão visa responder as seguintes perguntas: é possível dizer que a inquisição medieval foi uma instituição? Se sim, ela pode ser considerada como um sinal de um Estado (reipublicae) ou de uma agenda política centralizadora e unificadora da Igreja da Idade Média central, tal como é comumente defendido pela historiografia? Essas questões visam nortear o argumento central de que se por um lado é possível falar que os conceitos de reipublicae e também as ideias de “bem comum” (bonum commune) ou de “interesse público” (publice interest) não eram estranhas nas discussões sobre a inquisição nos séculos XIII e XIV, existem poucos indícios que sustentam a tese de que, na prática, o ofício inquisitorial, no âmbito das investigações das heresias, possa ser tido como um indício de um governo unificado e centralizado, tal como nos moldes da Inquisição dos tempos modernos. Palavras-chave: inquisição, instituição, bem comum.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral / Copyright:Os artigos publicados na revista BRATHAIR não podem ser reproduzidos ou copiados para fins comerciais. Os autores conservam os direitos autorais sobre seus artigos e qualquer cópia ou reprodução que não se destine ao estudo e à pesquisa só poderá ser feita mediante a consulta e aquiescência dos próprios autores.
***
The copyright of any article published in the BRATHAIR magazine will belong to the authors of the articles, who will not receive any remuneration, since the BRATHAIR magazine is not for profit ,. When sending originals for publication, the authors are expressing their acceptance of this condition.
The papers published by BRATHAIR cannot be reproduced or copied for commercial purposes. The contents of BRATHAIR can only be used for academic purposes.
Direitos Autorais / Rules for Publication:
Os direitos autorais de qualquer artigo publicado na revista BRATHAIR pertencerão aos autores dos artigos, que não receberão qualquer remuneração, pois a revista BRATHAIR não tem fins lucrativos,. Ao enviar originais para publicação, os autores estarão manifestando a aceitação desta condição.
***
Authors retain the full copyrights of their papers. Therefore, permissions for reprint must be obtained from the authors. Authors are asked to cite the BRATHAIR versions of their papers if related versions are published elsewhere.