CONTRIBUIÇÕES DE JACQUES LE GOFF PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MEDIEVAL: “TOTALIDADE” E LONGA DURAÇÃO NOS ESTUDOS SOBRE OS INTELECTUAIS

Autores

  • Terezinha Oliveira Universidade Estadual de Maringá
  • Claudinei Magno Magre Mendes Unesp-Assis
  • Rafael Henrique Santin UFPR

Palavras-chave:

História da Educação Medieval. Jacques Le Goff. Totalidade. Longa Duração

Resumo

Resumo: Neste artigo, examinamos as contribuições de Jacques Le Goff (1924-2014) para o campo da História da Educação Medieval. Nossa intenção é, primeiro, situar a obra de Jacques Le Goff no conjunto de uma tradição historiográfica inaugurada no século XIX, principalmente no que se refere aos princípios de totalidade e de longa duração como essenciais para a pesquisa histórica. Em segundo, procuramos evidenciar o estudo de Le Goff acerca dos intelectuais na Idade Média, a partir do qual eles passaram a ter maior destaque no conjunto da civilização medieval. Palavras-chave: História da Educação Medieval. Jacques Le Goff. Totalidade. Longa Duração. Abstract: This article examines the contribution from Jacques Le Goff (1924-2014) for the History of Medieval Education. Our intention is, firstly, to place the work of Jacques Le Goff in the historiography tradition, started on the 19th century, especially with regard to the principles of fullness and long term as essential for historical research. Secondly, we present the study by Le Goff about the intellectuals in Middle Age. With his work, the intellectual became more important in the medieval civilization. Keywords: History of Medieval Education. Jacque Le Goff. Totality. Long term.

Biografia do Autor

Terezinha Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Pós-doutorado em história da Educação pela Universidade de São Paulo; Professora Titular do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá; Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1D – CNPq

Claudinei Magno Magre Mendes, Unesp-Assis

Doutor em História pela Universidade de São Paulo; Professor da Unesp-Assis

Rafael Henrique Santin, UFPR

Doutorando do Programa de Pós-Gaduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá Bolsista CAPES Professor EBTT do Instituto Federal do Paraná – Campus Palmas

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Publicado

2017-02-03

Edição

Seção

Artigos/Articles