UM MONGE IRLANDÊS E SUAS CONCEPÇÕES DE INFERNO E PARAÍSO: A VISÃO DE TÚNDALO
Palavras-chave:
Monge irlandes, inferno e paraíso, salvação cristã, visão de túndaloResumo
A Visio Tngudali (Visão de Túndalo) é uma narrativa de visão ao Além-Túmulo do século XII, redigida por um monge irlandês que se encontrava em Regensburg, no sul da atual Alemanha. Possuiu grande circulação no período medieval, tendo sido traduzida para vários idiomas vernáculos, além de ser uma das obras que deu origem à Divina Comédia, de Dante. É possível notar vários elementos que mostram a vinculação de Marcus com a sua terra natal, a Irlanda. Percebe-se que ele era partidário dos Mac Carthy e defendia os interesses da região do Munster. Ao mesmo tempo, Marcus se mostra contrário a práticas típicas da igreja irlandesa, motivo pelo qual é abertamente partidário da submissão da igreja irlandesa a Roma, através da sua posição de ser favorável à Reforma Gregoriana. Através do seu relato, o cavaleiro pecador fica num estado de morte aparente quando sua alma é levada ao Além por um anjo, durante um período de três dias. Túndalo conhece os locais infernais e sofre torturas ali devido aos seus pecados. A alma também ingressa nos três locais do Paraíso, caracterizados por muros de metais preciosos e por muita beleza e contentamento. A obra enfatiza as sensações dos órgãos dos sentidos como forma de aproximar a narrativa dos leitores e ouvintes do texto. Tanto no Inferno quanto no Paraíso há menção a algumas pessoas da Irlanda, como heróis míticos (Fergus e Connal), dois reis (Donatus e Cormac) e a alguns santos irlandeses, como S. Patrício.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral / Copyright:Os artigos publicados na revista BRATHAIR não podem ser reproduzidos ou copiados para fins comerciais. Os autores conservam os direitos autorais sobre seus artigos e qualquer cópia ou reprodução que não se destine ao estudo e à pesquisa só poderá ser feita mediante a consulta e aquiescência dos próprios autores.
***
The copyright of any article published in the BRATHAIR magazine will belong to the authors of the articles, who will not receive any remuneration, since the BRATHAIR magazine is not for profit ,. When sending originals for publication, the authors are expressing their acceptance of this condition.
The papers published by BRATHAIR cannot be reproduced or copied for commercial purposes. The contents of BRATHAIR can only be used for academic purposes.
Direitos Autorais / Rules for Publication:
Os direitos autorais de qualquer artigo publicado na revista BRATHAIR pertencerão aos autores dos artigos, que não receberão qualquer remuneração, pois a revista BRATHAIR não tem fins lucrativos,. Ao enviar originais para publicação, os autores estarão manifestando a aceitação desta condição.
***
Authors retain the full copyrights of their papers. Therefore, permissions for reprint must be obtained from the authors. Authors are asked to cite the BRATHAIR versions of their papers if related versions are published elsewhere.