Ensino de história antiga a partir de fontes textuais: a experiência do projeto Vocabulário Político da Antiguidade

(Teaching ancient history from textual sources: the experience of the project Political Vocabulary of Antiquity)

Autores

  • Priscilla Gontijo Leite UFPB

DOI:

https://doi.org/10.18817/brathair.v1i21.2493

Palavras-chave:

ensino de História;, Grécia antiga;, uso de fontes na sala de aula

Resumo

O Projeto de Ensino Vocabulário Político da Antiguidade: Reflexões para o Exercício da Cidadania surgiu em 2016 na UFPB. Seu principal objetivo é a criação de materiais didáticos que estimulem o ensino de História Antiga numa perspectiva interdisciplinar e a partir das fontes textuais que abordam as formas de governo. Com isso, nossa expectativa é que o discente tenha contato direto com a fonte antiga e, assim, possa refletir sobre temas imprescindíveis para a vida política atual, como a participação popular na democracia. Nesse artigo, iremos apresentar alguns resultados de nossas experiências realizadas nos anos de 2019 e 2020, buscando demonstrar a importância do ensino de História Antiga para os jovens brasileiros.

capa 2021.1

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Publicado

2021-09-07

Edição

Seção

O ensino de História Antiga e Medieval: práticas e fontes