Como ensinar a História? As histórias didáticas de Liu Xiang na Dinastia Han
(How to teach History? Liu Xiang's didactic stories in the Han Dynasty)
DOI:
https://doi.org/10.18817/brathair.v1i21.2499Palavras-chave:
Historiografia Chinesa, Zhanguoce, Liu Xiang, Dinastia Han, Ensino de HistóriaResumo
O período da Dinastia Han (206 AEC-221EC) foi marcante para a renovação da escrita historiográfica chinesa. O surgimento do Shiji de Sima Qian serviu de base para uma nova forma de produção histórica, dando origem às histórias dinásticas oficiais; mas com Liu Xiang, uma história didática, voltada para a educação, alcançou grande sucesso e colocou em questão as teorias e formas de redação desse gênero. Em nosso texto, iremos analisar como uma das produções literárias de Liu, o Zhanguoce, tornou-se um importante manual de ensino de valores morais e ideias, sendo até os dias de hoje uma referência em temas éticos e de estratégia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral / Copyright:Os artigos publicados na revista BRATHAIR não podem ser reproduzidos ou copiados para fins comerciais. Os autores conservam os direitos autorais sobre seus artigos e qualquer cópia ou reprodução que não se destine ao estudo e à pesquisa só poderá ser feita mediante a consulta e aquiescência dos próprios autores.
***
The copyright of any article published in the BRATHAIR magazine will belong to the authors of the articles, who will not receive any remuneration, since the BRATHAIR magazine is not for profit ,. When sending originals for publication, the authors are expressing their acceptance of this condition.
The papers published by BRATHAIR cannot be reproduced or copied for commercial purposes. The contents of BRATHAIR can only be used for academic purposes.
Direitos Autorais / Rules for Publication:
Os direitos autorais de qualquer artigo publicado na revista BRATHAIR pertencerão aos autores dos artigos, que não receberão qualquer remuneração, pois a revista BRATHAIR não tem fins lucrativos,. Ao enviar originais para publicação, os autores estarão manifestando a aceitação desta condição.
***
Authors retain the full copyrights of their papers. Therefore, permissions for reprint must be obtained from the authors. Authors are asked to cite the BRATHAIR versions of their papers if related versions are published elsewhere.