Futuros de um passado presente: reflexões acerca do ensino de História Medieval e do Renascimento

(Futures of a present past: reflections on the teaching of Medieval and Renaissance history)

Autores

  • Francisco de Paula Souza de Mendonça Júnior Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.18817/brathair.v1i21.2536

Palavras-chave:

Ensino de História, Medievo, Renascimento

Resumo

O presente texto apresentará os resultados preliminares de projetos dedicados ao ensino de História Medieval e do Renascimento, mais especificamente, teremos como objeto dessa reflexão duas ações desenvolvidas pelo Virtù – Grupo de História Medieval e História do Renascimento. O “Trivium & Quadrivium: Construção e difusão de conhecimento acerca de História Medieval e do Renascimento por meio de materiais didáticos e paradidáticos” produziu materais com apoio de bolsa FIEX. Já o “WikiMedieval: Construção e difusão de conhecimento acerca de História Medieval e do Renascimento” contou com bolsas PROLICEN e teve como frutos, inclusive, inserção na rádio universitária da UFSM. Buscamos contribuir para a discussão acerca dos futuros de um passado cada vez mais presente nos mais variados discursos da atualidade.

capa 2021.1

Downloads

Publicado

2021-09-07

Edição

Seção

O ensino de História Antiga e Medieval: práticas e fontes