HISTÓRIA, ENSINO E TEMPO PRESENTE: A MEMÓRIA E A FIAÇÃO DO PASSADO
History, teaching and present time: the memory and the spinning of the past
DOI:
https://doi.org/10.18817/brathair.v20i2.2561Palavras-chave:
História do Tempo Presente, Memória, Ensino de HistóriaResumo
O texto aqui apresentado busca discutir a importância da memória para o atual contexto do Ensino de História. Desse modo, essa análise está ancorada na perspectiva de que, apesar de não sermos os únicos fiadores do passado, somos os violadores de memória atravessados pela intenção da verdade, ainda que esta, esteja para nós, singularizada na nossa forma de reinvindicação. Para tanto, buscamos discutir a importância da memória para a compreensão da História no tempo presente. Além disso, tivemos preocupação de analisar também a importância do método para o ensino de História, bem como a praticidade operativa da nossa disciplina, utilizando para isso, o samba como possibilidade de fonte para nossa operatividade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral / Copyright:Os artigos publicados na revista BRATHAIR não podem ser reproduzidos ou copiados para fins comerciais. Os autores conservam os direitos autorais sobre seus artigos e qualquer cópia ou reprodução que não se destine ao estudo e à pesquisa só poderá ser feita mediante a consulta e aquiescência dos próprios autores.
***
The copyright of any article published in the BRATHAIR magazine will belong to the authors of the articles, who will not receive any remuneration, since the BRATHAIR magazine is not for profit ,. When sending originals for publication, the authors are expressing their acceptance of this condition.
The papers published by BRATHAIR cannot be reproduced or copied for commercial purposes. The contents of BRATHAIR can only be used for academic purposes.
Direitos Autorais / Rules for Publication:
Os direitos autorais de qualquer artigo publicado na revista BRATHAIR pertencerão aos autores dos artigos, que não receberão qualquer remuneração, pois a revista BRATHAIR não tem fins lucrativos,. Ao enviar originais para publicação, os autores estarão manifestando a aceitação desta condição.
***
Authors retain the full copyrights of their papers. Therefore, permissions for reprint must be obtained from the authors. Authors are asked to cite the BRATHAIR versions of their papers if related versions are published elsewhere.