SIMULAÇÃO DE UMA FORMAÇÃO HOPLITA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO

The Simulation of Hoplite Training as a Teaching Strategy

Autores

  • Marcio Felipe Almeida da Silva UFF

DOI:

https://doi.org/10.18817/brathair.v23i2.3453

Palavras-chave:

Ensino de História

Resumo

A atividade que descreveremos nas páginas seguintes foi a culminância de um projeto educacional que reflete a preocupação de um professor em motivar seus alunos do Ensino Fundamental para aprenderem História Antiga através da reconstrução simulada das falanges hoplitas. Desenvolvê-la envolveu aulas expositivas, confecção de escudos de papelão pelos próprios alunos e um árduo trabalho de recriação que exigiu ampla discussão no tocante ao que é exposto nos filmes e nos games acerca da História Antiga. Além de apresentar a tarefa realizada com os alunos da educação básica, buscaremos neste trabalho ressaltar alguns aspectos históricos sobre os hoplitas que merecem atenção em sala de aula.

Downloads

Publicado

2024-12-30

Edição

Seção

Dossiê 2023.2