DE ILHA EM ILHA RUMO AO PARAÍSO. ENSAIO COMPARATIVO ENTRE BRANDÃO E AMARO
From island to island towards paradise. Comparative rehearsal between Brandão and Amaro
DOI:
https://doi.org/10.18817/brathair.v22i2.3548Palavras-chave:
navegação, ilha, paraísoResumo
Do vasto corpus medieval de viagens em vida ao Paraíso terrestre, as divergências e convergências entre duas delas, a de São Brandão e a de Santo Amaro, fornecem informações e pistas de reflexão interessantes para o historiador. No plano da visão de mundo de cada relato, é pleno de implicações o fato de o primeiro daqueles peregrinos procurar o Paraíso navegando para ocidente, o outro para oriente. No plano religioso, é significativo que na Navigatio sancti Brendani o santo reporte-se diretamente a Deus, enquanto o personagem-título do Conto de Amaro recorre à intermediação da Virgem. No plano social, chama atenção que Brandão visite o Paraíso com seus companheiros e Amaro sozinho, expressão do individualismo que ganhava terreno desde o século XII. Enfim, as diferenças entre os dois textos derivam evidentemente de seus locais, datas e autores específicos, o que apenas enfatiza o denominador comum, se não universal, de todo homem sonhar com uma terra melhor do que a sua.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral / Copyright:Os artigos publicados na revista BRATHAIR não podem ser reproduzidos ou copiados para fins comerciais. Os autores conservam os direitos autorais sobre seus artigos e qualquer cópia ou reprodução que não se destine ao estudo e à pesquisa só poderá ser feita mediante a consulta e aquiescência dos próprios autores.
***
The copyright of any article published in the BRATHAIR magazine will belong to the authors of the articles, who will not receive any remuneration, since the BRATHAIR magazine is not for profit ,. When sending originals for publication, the authors are expressing their acceptance of this condition.
The papers published by BRATHAIR cannot be reproduced or copied for commercial purposes. The contents of BRATHAIR can only be used for academic purposes.
Direitos Autorais / Rules for Publication:
Os direitos autorais de qualquer artigo publicado na revista BRATHAIR pertencerão aos autores dos artigos, que não receberão qualquer remuneração, pois a revista BRATHAIR não tem fins lucrativos,. Ao enviar originais para publicação, os autores estarão manifestando a aceitação desta condição.
***
Authors retain the full copyrights of their papers. Therefore, permissions for reprint must be obtained from the authors. Authors are asked to cite the BRATHAIR versions of their papers if related versions are published elsewhere.