ESPOSAS OU SANTAS? TRANSGRESSÕES MATRIMONIAIS DA RAINHA SANTA E DA RAINHA VERMELHA NA BAIXA IDADE MÉDIA EUROPEIA

Wives or Saints? Marital Transgressions of the Holy Queen and the Red Queen in the Late Middle Ages in Europe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/brathair.v24i1.3802

Palavras-chave:

Esposas ou Santas, A Rainha Santa, A Rainha Vermelha, D. Isabel de Aragão, Lady Margaret Beaufort

Resumo

Sob a ótica dos estudos de gênero e da crítica literária feminista, o objetivo do referido artigo consiste em mostrar como as personagens romanescas D. Isabel de Aragão, protagonista d’A Rainha Santa (2017), de Isabel Machado, e Lady Margaret Beaufort, protagonista d’A Rainha Vermelha (2019), de Philippa Gregory, apesar de terem se submetido à instituição casamento, elas conseguiram transgredir os padrões de esposas próprios da sociedade de suas épocas. Uma vez que, tanto D. Isabel quanto Lady Margaret, desde as suas infâncias, almejavam o celibato e uma vida votada à santidade através de um noviciado. O estudo consiste em uma pesquisa bibliográfica, com abordagem de interpretação textual, propiciando uma leitura crítico-reflexiva das narrativas literárias. Como aporte teórico, dentre outros, apoiamo-nos nas ideias e concepções de Beauvoir (2019); Klapish-Zuber (1990); L’Hermite-Leclercq (1990); Medeiros (2013, 2019); Millett (2003 [1998], 1970); Muraro (2002); Perrot (2017); Pontes (2022); Opitz (1990). Em conclusão, constatamos que as atitudes das protagonistas soam como transgressões, pois, mesmo tendo se submetido à conjuntura do sistema patriarcal, elas mantiveram uma vida devota ao Cristianismo, tanto para realizar seus desejos de servir ao divino, como também, numa forma de não se submeterem totalmente às amarras de uma sociedade androcêntrica e falocêntrica, calcada em um pensamento hegemônico e supremacista masculino.

Biografia do Autor

Aldinida Medeiros, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Doutorado em Estudos da Linguagem, área de concetração Literatura Comparada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora Permanente e orientadora no Programa de Pós-graduação em Literatura e Interculturalidade (PPGLI), da Universdiade Estadual da Paraíba. Professora Associada I, no Departamento de Letras do Centro de Humanidades desta mesma IES. Realizou Pós doutorado na Universidade de Coimbra (2014) com bolsa Capes de 6 meses. Pós doutorado na Universidade de Évora (2019). Coordena o Grupo Interdisciplinar de Estudos Literários Lusófonos (GIELLus) cadastrado no DGP/CNPq. Atua nas linhas de pesquisa: Literatura e Estudos de Gênero; Estudos socioculturais pela Literatura; Literatura, História e Memória; Releituras em prosa do período medieval. Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/2790523433318905. Orcid iD: https://orcid.org/0000-0001-9349-5492. E-mail: aldinidamedeiros@gmail.com.

Francisco Edinaldo de Pontes, Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Mestre em Literatura e Interculturalidade (2022) pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade (PPGLI), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Especialista em Revisão de Textos (2024) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Graduado em Licenciatura Plena em Letras - Inglês (2019) pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Pós-Graduando em Língua Inglesa e suas Literaturas na Universidade Estácio de Sá (UNESA). Graduando em Licenciatura Plena em Letras - Língua Portuguesa e em Letras - Língua Espanhola na Universidade Estácio de Sá (UNESA). Tem experiência na área de Letras, com ênfase no Ensino de Língua Inglesa, de Língua Espanhola, de Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas. Professor de Língua Inglesa Efetivo/Permanente Nível III/A, 3a. DIREC, da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC/RN). Trabalha como Revisor e Tradutor de Textos (Freelancer) desde 2018. Realiza pesquisas nas áreas de Língua Inglesa; Literatura Anglo-americana e Literaturas Lusófonas. Tem interesse nas áreas de Representações de Gênero na Literatura e em outras Linguagens; Estudos de Gênero na Literatura; Crítica Literária Feminista; Literatura de Autoria Feminina; e Literatura Comparada. Atualmente, desenvolve pesquisas com Área de Concentração em Literatura e Estudos Interculturais e com Linha de Pesquisa em Literatura, Memória e Estudos Culturais. É Pesquisador do Grupo Interdisciplinar de Estudos Literários Lusófonos (GIELLus/PPGLI/UEPB/DGP/CNPq). Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/5549409826675338. Orcid iD: https://orcid.org/0000-0001-5611-0629. E-mail: edinaldopontesacademico@gmail.com.

Downloads

Publicado

2025-12-29