UMA ANALOGIA A DELFOS EM A CIDADE DAS DAMAS: AUTORIA FEMININA E AUTORIDADE LITÉRARIA EM CHRISTINE DE PIZAN

An Analogy to Delphin in the City of Ladies: Female Authorship and Literary Authority in Christine de Pizan

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/brathair.v24i1.4293

Palavras-chave:

Christine de Pizan

Resumo

Pretendemos identificar neste breve estudo ao menos três aspectos afirmativos sobre a formação da identidade de Christine de Pizan (1364-1431) como mulher-escritora no Medievo. Na sua narrativa, em A Cidade das Damas (1405), a partir da protagonista, logo no Livro Primeiro da obra, podemos encontrar a passagem em que Christine como narradora-personagem recebe a visita misteriosa de três Damas alegóricas: Razão, Retidão e Justiça. Ela recebe destas sibilas o ensinamento e a missão de combater a misoginia presente na Literatura e na tradição filosófica para a edificação da cidade imaginária em defesa das mulheres. 1) O primeiro aspecto é o seu profissionalismo pioneiro de sucesso como mulher-escritora na divulgação de sua obra no Medievo; 2) O segundo aspecto é o seu conhecimento filosófico, pois na narrativa a autora dialoga e refuta a tradição misógina advinda das obras da Antiguidade, a exemplo de pensadores, poetas e literatos. E, por fim, 3) O terceiro aspecto é a verossimilhança entre a vida da autora e a personagem-narradora Christine, designada pelas três Damas, como sibila, profetisa e arquiteta no combate aos autores misóginos.

Biografia do Autor

Maria Graciele de Lima, Universidade Federal da Paraíba

Possui licenciatura em Letras e Artes pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2003), bacharelado em Teologia pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2021), Formação em Música pelo Conservatório de Música D'Alva Stella Nogueira Freire (2010) e Especialização em Estudos Literários pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2012). É mestra em Letras, tendo desenvolvido pesquisa sobre a poesia de Teresa d'Ávila (UFPB) e é doutora em Letras pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba, com período sanduíche na Universidad de Santiago de Compostela - USC, tendo desenvolvido pesquisa (estudo e tradução) sobre as obras Exclamaciones e Vejamen, escritas por Teresa d'Ávila. É membro dos seguintes grupos de pesquisa: "Grupo Christine de Pizan" e "Ensino e Aprendizagem de Linguagem na Educação Básica - GEPEAL", na UFPB, e é Professora Adjunta da área de Linguagens e Ensino, no Departamento de Metodologia da Educação (Centro de Educação/ UFPB).

Daniel Eduardo da Silva , Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Letras sobre Estudos Clássicos e Medievais no Programa de Pós-Graduaçao em Letras (PPGL/UFPB) e orientando da Profa. Dra. Luciana Calado Deplagne. Mestre em LETRAS (2016) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Possui graduação em LETRAS com licenciatura plena em LÍNGUA FRANCESA (2016) e possui graduação em FILOSOFIA (Bacharel e Licenciado 2006) pela mesma Universidade. Especialista em Naturologia (2021) - Terapias Naturais e Holísticas pela faculdade Estratego, em João Pessoa - Pb. Terapeuta holísitco pela Faculdade Estratego. Atualmente é professor efetivo de Filosofia e de Língua Francesa no Centro Estadual de Línguas (CELIN). Atuou também como tutor de Educação a Distância na Universidade Federal da Paraíba no Curso de Letras com a disciplina Fundamentos Antropo-Filosóficos da Educação no período de 2008 a 2012. Tem experiência na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no ensino médio no período de 2013 a 2017 com ensino de Filosofia e Ensino Religioso. Tem experiência no Ensino Superior na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia da Educação e ministrou as disciplinas Introdução à Filosofia, Antropologia Filosófica I e II, Estética, Metodologia do Trabalho Científico, Filosofia das Ciências e História da Filosofia. No ensino médio, com ênfase em Filosofia, Sociologia e Língua Francesa. Foi professor de Filosofia na Faculdade FABEX no curso de Serviço Social e Administração no período 2019 a 2021. Foi professor Supervisor de Língua Francesa no Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID/UFPB) no período de 2023 a 2024.

Downloads

Publicado

2025-12-29