A Herança na Primeira Escolástica da Filosofia da Alta Idade Média: Boécio enquanto Autoridade na Questão dos Universais
Palavras-chave:
Universais, Boécio, Pedro AbelardoResumo
Resumo Este artigo visa apresentar um panorama da evolução da chamada Questão dos Universais, desde a Antigüidade até os séculos XI e XII, centrando-se, no entanto, na chamada Primeira Escolástica. Foi de fato Boécio quem, ao traduzir e comentar a Isagoge, tornou-se a terceira autoridade (após Aristóteles e Porfírio) a este respeito para os lógicos dos séculos XI e XII. Mas ele, por sua postura hesitante entre Platão e Aristóteles e por não desenvolver adequadamente a perspectiva do segundo, acabou por transmitir ao Ocidente a visão errada contida no texto porfiriano. Visão esta que acabou por embasar o conceitualismo de Pedro Abelardo no século XII. Palavras-Chave: Universais, Boécio, Pedro Abelardo Abstract This article aims to present a panorama of the evolution of the matter of Universals from Antiquity to the 11th-12th centuries, focusing, nevertheless, on the first Scholastic. By translating and commenting the Isagoge, it was Boethius who, in fact, became the third authority on this issue (after Aristotle and Porphyry) for the 11th-12thc. logicians. However, due to his hesitant posture between Plato and Aristotle (as well as for not appropriately developing the latter's view), Boethius conveyed the wrong vision of Porphyry’s text to the West; a vision that, in the 12thc., became the basis of Peter Abelard's conceptualism. Keywords: Universals, Boethius, Peter AbelardDownloads
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